Regional de Patos de Minas orienta médicos da Santa Casa sobre vacinas para pacientes com câncer

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é o único prestador habilitado em Oncologia

A equipe do Centro de Referência de Imunológicos Especiais (Crie) realizou uma reunião, no dia 15/10, com médicos da oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas com intuito de divulgar as vacinas disponíveis para pacientes oncológicos. A reunião teve a participação da referência técnica de Imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, Laura Oliveira Silva.

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é o único prestador habilitado em Oncologia de Alta Complexidade da macrorregião de Saúde Noroeste, sendo assim, referência para 33 municípios. O médico do Crie, Matheus Rosa Santos, enfatizou a importância da orientação pelos médicos aos pacientes oncológicos sobre a disponibilidade das vacinas especiais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que espera que, com a reunião de divulgação do serviço de vacinação, a informação chegue aos pacientes que possuem direito à imunização.

O acesso do usuário às vacinas especiais se dá de duas formas, física e via sistema Aprova Digital. Por meio físico, o usuário munido de relatório médico, vai até o Crie, que se localiza no município de Patos de Minas, é avaliado pelo médico e, se atender aos critérios, já recebe a vacina no momento do atendimento no Crie. A forma virtual é por meio do sistema de informação. A documentação é avaliada pelo Crie e, sendo deferida a vacina, ela é enviada ao município de residência do usuário e administrada na unidade de saúde do município.

É importante destacar algumas vacinas especiais disponíveis no Crie como pneumocócica conjugada 13-valente (Pneumo 13), que previne contra 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae; ACWY, que oferece proteção contra doenças causadas pelos meningococos (meningite) dos sorogrupos A, C, W e Y; hepatite A, que protege contra esta doença infecciosa do fígado causada pelo vírus A, que se espalha por meio de de contato com pessoas infectadas ou com água e alimentos contaminados. São disponibilizadas também a Pneumo 23, que protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e entre outras e HPV, que é uma vacina que protege contra um vírus instalado na pele, que está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres.

A equipe do Crie se reuniu também, no dia 16 de outubro, de forma on-line, com todos municípios da macrorregião de Saúde Noroeste com a finalidade de divulgar os critérios das vacinas disponíveis de forma abrangente para pacientes especiais.

Fonte: Ascom Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Últimas Notícias

Procon pede que ANATEL investigue má prestação de serviços da VIVO, em Patos de Minas

Veja mais

Jovem é preso após ser flagrado recebendo pacote com 250g de crack, na av. Afonso Queiroz

Veja mais

Polícia Militar inicia campanha para combater os golpes virtuais

Veja mais

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

Veja mais

Operação da PF contra roubo de cargas e tráfico cumpre ordem judicial em Patos de Minas

Veja mais

Moradores voltam a denunciar envenenamentos e agressões revoltantes contra cães, em Carmo do Paranaíba

Veja mais