Redução da carga horária entra em vigor amanhã e Prefeitura passa a funcionar só meio período

A medida garante o cumprimento da lei que reduziu a carga horária dos servidores públicos de 8h para 6h.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas - ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Entra em vigor nessa quinta-feira, 1º de junho, o Decreto assinado pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves que regulamenta o horário de expediente dos órgãos públicos municipais. A medida garante o cumprimento da lei que reduziu a carga horária dos servidores públicos de 8h para 6h. Entretanto, para atender a reivindicação dos servidores, a Prefeitura passa a funcionar apenas meio expediente.

Atualmente, a sede administrativa do município funciona em dois períodos com intervalo para o almoço. Com a mudança, a Prefeitura passa a funcionar apenas no período da tarde, de 12h às 18h. As Secretarias Municipais de Administração, Finanças e Orçamento, Governo e Planejamento; Controladoria-geral; Corregedoria-geral; Ouvidoria do Município e Advocacia-geral, que funcionam no mesmo prédio também passam a funcionar apenas no período da tarde.

O novo horário de funcionamento de 12h às 18h passa a ser cumprido também nas sedes das secretarias de Desenvolvimento Social e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Já as sedes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação começam a funcionar às 7h e vão até às 18h, sem interrupção. As secretarias de Obras Públicas e de Trânsito, Transportes e Mobilidade funcionarão em horários diferenciados.

Pelo decreto, o Executivo poderá adotar horário de expediente diferenciado caso o interesse público o exigir, de modo a preservar a produtividade e resolutividade da execução da prestação dos serviços públicos, especialmente os de natureza essencial e inadiável ao atendimento da população. Além disso, havendo a adoção de horário diferenciado para os serviços essenciais, deverá ser assegurada a continuidade, eficiência e qualidade dos serviços prestados, sem aumento de despesas para os cofres públicos, ressalvados os casos necessários, devidamente justificados.

Concedendo uma maior autonomia aos órgãos municipais da Administração Direta e Indireta, esses poderão, quando necessário, elaborar e divulgar escalas de trabalho diferenciadas, visando a atender as peculiaridades e demandas dos setores específicos, proporcionando a continuidade e efetiva prestação dos serviços públicos, observando-se o estabelecido em lei.

Os servidores com cargo comissionado ou em função de confiança deverão dedicar-se integralmente ao serviço, sempre que houver necessidade e interesse da Administração Municipal. A carga horária dos servidores municipais, que ocuparem cargo com jornada igual ou inferior a 30 horas semanais efetivamente trabalhadas, permanecerá inalterada. Já os funcionários, vinculados a jornadas especiais e a programas específicos, deverão cumprir jornada de trabalho prevista nas respectivas legislações a que se subordinam.

Autor: Mauricio Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais