Rede Patos mobiliza mulheres e realiza manhã de conscientização contra a violência em Patos de Minas

A concentração aconteceu por volta de 08h30 na praça do coreto.

Várias mulheres foram às ruas na manhã desta sexta-feira (25) para uma ação de protesto contra a onda de violência que as mulheres de Patos de Minas e região vêm sofrendo por parte de seus companheiros. A manifestação reuniu membros das policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal entre outros.

A concentração aconteceu por volta de 08h30 na praça do coreto. De acordo com a Juíza Solange Borba Reimberg, ações como esta servem para que as mulheres que passam por essas situações de violência doméstica saibam que elas não estão desamparadas. Segundo a magistrada, não há impunidade para homens que são autores de violência doméstica. Mas para que a justiça possa trabalhar de forma efetiva é preciso que as mulheres denunciem ao primeiro sinal de violência.

A delegada da mulher em Patos de Minas, Tatiana Carvalho, reforçou a importância da denúncia e disse que é fundamental que as mulheres tenham coragem para denunciar. A delegada explicou que hoje é o dia internacional da erradicação da violência contra a mulher. “É importante saber quais são os nossos direitos e saber reconhecer relacionamentos abusivos porque todo dia é dia da gente levantar a bandeira e dizer chega à violência”, ressaltou a delegada.


A manifestação também faz parte da programação da Rede Patos, uma rede de apoio às mulheres. As manifestantes percorreram algumas ruas do centro da cidade e entregaram panfletos de conscientização para motoristas e também para as pessoas que estavam transitando. Segundo a tenente Driely, a Polícia Militar possui um programa chamado PPVD, Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Ela ressaltou que, das quatro vítimas de feminicídios registrados em Patos de Minas no ano, nenhuma tinha feito o pedido de uma medida protetiva.

Após a mulher fazer parte do programa de prevenção, a Polícia Militar realiza visitas e acompanha de perto tanto a mulher quanto o homem. Segundo a Polícia Militar, isso tem evitado que a situação se agrave na cidade.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais