Recomendação do Ministério Público impede demolição de casarão na avenida Paranaíba

O proprietário está tentando autorização para demolir o casarão há cerca de 3 anos.

O imóvel faz parte do Inventário do Patrimônio Histórico de Patos de Minas.

A promotora de justiça, Vanessa Dosualdo Freitas, curadora do Patrimônio Histórico e Cultural de Patos de Minas, emitiu uma recomendação para impedir a demolição da chamada “Casa Mesquita e Passos”. O imóvel faz parte do Inventário do Patrimônio Histórico de Patos de Minas e é considerado de importante valor cultural. O proprietário está tentando autorização para demolir o casarão há cerca de 3 anos.

O imóvel está localizado na avenida Paranaíba, no centro de Patos de Minas. Embora seja da década de 50, especialistas citados pelo Ministério Público consideraram a construção de grande significado para a arquitetura.  Forma, função, acabamento e técnicas construtivas foram citadas para descrever a importância do casarão para o Patrimônio Histórico. O Iepha emitiu um parecer também destacou que o imóvel deve ser preservado.

Diante disso, o Ministério Público emitiu uma recomendação aos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Patos de Minas para que eles se abstenham de emitir parecer favorável à demolição da “Casa Mesquita e Passos”. As promotoras de justiça, Vanessa Dosualdo Freitas e Giselle Ribeiro de Oliveira também orientam os membros do órgão a adotarem medidas de inspeção e fiscalização permanente, evitando a consumação de qualquer dano ou ameaça à integridade do imóvel inventariado.

O Ministério Público também abriu um Inquérito Civil Público para investigar a situação do imóvel. No ano passado, o município de Patos de Minas recebeu R$ 251.833,55 em recursos referentes ao ICMS Cultural, graças a preservação de bens tombados e inventariados no município.

No caso da “Casa Mesquita e Passos”, o imóvel permanece fechado por tapumes em toda a frente para evitar a invasão de vândalos e usuários de drogas. Uma pessoa fica responsável por cuidar do imóvel que, apesar da ação do tempo, permanece em boas condições.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais