Recolhimento de animais em vias urbanas é debatido no Conselho de Proteção Animal

A inscrição para participar do evento é a doação de um quilo de ração animal que será repassado posteriormente à Aspaa.

Na manhã de 25 de outubro, os membros do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal - Condap Patos de Minas, se reuniram de forma presencial em seu sétimo encontro deste ano para tratar de assuntos e deliberar sobre temas relacionados à causa e defesa animal.

Na pauta socioambiental estiveram previstos pontos importantes como demonstração de dados de recolhimento e resgate de animais domésticos e silvestres nos feriados e finais de semana; resultados da campanha de castração realizada no distrito de Pindaíbas por meio do Castramóvel; balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica 2023; relatos sobre o resgate de animais em maus-tratos em canil clandestino; aprovação de propostas sobre o simpósio alusivo ao Dia da Causa Animal; e informação sobre Cãominhada que será promovida pela Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Patos de Minas.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde sob a coordenação da vice-presidente do Consab e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira, em razão da ausência da presidente Geize Soares, que por motivo de problema de saúde na família esteve impedida de participar do encontro.

O tópico que tratou do problema sobre o resgate e recolhimento de animais domésticos e silvestres nos finais de semana em Patos de Minas, mereceu destaque e ocupou maior tempo de debate entre os conselheiros. Segundo informações repassadas, há uma grande carência de pessoal nos feriados e fins de semana que afeta significativamente o trabalho de manejo dos animais para a zoonoses e ao centro de triagem e recuperação animal, o Cetras.

A reunião ordinária do mês de outubro do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal de Patos de Minas contou com a presença do Tenente Guilherme Ferreira do Batalhão do Corpo de Bombeiros, do vereador Daniel Gomes e do conselheiro ambiental representante do Cima, Civuca Costa.

A mesa coordenadora dos trabalhos relatou ainda sobre as recentes denúncias para fiscalização de canis clandestinos em Patos de Minas e a apresentação de dados atualizados da campanha de vacinação antirrábica que até o momento atingiu o número total de 25.340 animais imunizados. Sendo 21.291 cães e 4.049 gatos, incluindo as zonas urbana e rural do município.

Antes do encerramento foi reiterado o convite pela secretária do Condap e membro da 45ª Subseção da OAB, Juliana Barros, sobre a II Cãominhada que acontecerá neste sábado, 28 de outubro, às 8 horas, com saída na Orla da Lagoa Grande, com várias atividades relacionadas a recreação e dicas sobre educação e conscientização socioambiental.

A inscrição para participar do evento é a doação de um quilo de ração animal que será repassado posteriormente à Aspaa (Associação Patense de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas). A promoção é da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Patos de Minas.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais