Recenseadores do IBGE relatam dificuldade para realizar Censo em Patos de Minas e pedem colaboração

Segundo os coordenadores, algumas pessoas se recusam a receber os profissionais e até são rudes na recepção.

Os recenseadores do IBGE continuam realizando o levantamento do Censo Demográfico em Patos de Minas. Aproximadamente 20% das residências já foram visitadas pelos profissionais. Entretanto, ainda há muita resistência por parte de alguns moradores. Segundo os coordenadores, algumas pessoas se recusam a receber os profissionais e até são rudes na recepção.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A pesquisa era para ter acontecido em 2020, mas precisou ser adiado em razão da pandemia e de cortes no orçamento por parte do Governo Federal. A última pesquisa foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

De acordo com o supervisor Gustavo Lúcio Rocha, muitas pessoas têm confundido os recenseadores com pesquisadores políticos e isso tem gerado um grande desconforto. “Apesar do IBGE estar ligado ao Governo Federal, a pesquisa não se trata de política em razão do cenário eleitoral, mas sim de questões que vão mostrar de que forma as pessoas estão vivendo e como os recursos podem chegar a essas pessoas” disse ele.


Além disso, os pesquisadores encontram bastante dificuldade em prédios e condomínios fechados da cidade. Segundo a Coordenadora Irenilda de Fátima, as pessoas falam que não tem tempo, que estão atrasadas e outras fecham a porta ao ver que se trata de uma pesquisa do IBGE. Ela ressaltou inclusive que todos os recenseadores estão devidamente uniformizados e identificados por meio de um crachá onde as pessoas podem fazer a consulta através de um QR code.


A pesquisa do Censo Demográfico deverá se estender até o dia 31 de outubro em todo o país. Os recenseadores pedem para que as pessoas os recebam e colaborem com o questionário que dura no máximo 10 minutos. O Censo é importante pois é através dele que o Governo federal irá destinar recursos para as cidades brasileiras.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais