Receita Federal alerta para páginas fraudulentas na internet que aplicam o golpe do leilão
Essas páginas, embora visualmente semelhantes à original, são falsas e, portanto, não são fonte confiável de informação.
A Receita Federal emitiu um alerta aos cidadãos nessa quinta-feira (27) para a existência de páginas fraudulentas na internet que tentam simular o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE) oficial da Instituição. Os falsos endereços usam o logotipo da Receita Federal indevidamente para dar credibilidade ao serviço. Essas páginas, embora visualmente semelhantes à original, são falsas e, portanto, não são fonte confiável de informação.
A Receita Federal também reforça que não realiza negociações de leilão através de ligação telefônica ou por aplicativos de mensagem instantânea.
Os leilões de mercadorias apreendidas pela Instituição são realizados em um único canal que é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado via site oficial da Receita Federal: http://www.gov.br/receitafederal
O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para realização de propostas e lances. Para participar de leilões eletrônicos da Receita Federal é necessário possuir certificado digital.
“Importante destacar ainda que o pagamento das mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante pagamento em espécie, depósitos, pix ou transferências para contas de terceiros”, destacou a receita.
Para obter mais informações sobre o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal, o contribuinte deve acessar o site oficial do órgão: http://www.gov.br/receitafederal
Fique atento para não perder dinheiro! Quaisquer outras páginas da internet ou contatos via telefone ou aplicativo de mensagens instantâneas que tratem de leilões da Instituição são falsos e podem lesar as pessoas.