Radares voltam a ser instalados na MGC 354 em Patos de Minas e Presidente Olegário

O número de radares representa um aumento de 63,7% em relação à quantidade de aparelhos existentes até 2014.

Na MGC 354, os primeiros equipamentos estão sendo instalados no chamado trevo da Escola Agrícola.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG – está reinstalado os radares que foram desativados em 2014 das rodovias estaduais. Na MGC 354, que corta Patos de Minas e Presidente Olegário, os equipamentos devem começar a funcionar nos próximos dias. O Governo de Minas Gerais está investindo R$ 77,69 milhões no contrato dos radares pelo período de 30 meses.

Ao todo, serão implantados 393 equipamentos fixos nas rodovias mineiras. O número representa um aumento de 63,7% em relação à quantidade de aparelhos existentes até 2014. Outros treze equipamentos móveis também contribuirão para garantir a segurança nas estradas. Eles serão operados pela Polícia Rodoviária Estadual.

Na MGC 354, os primeiros equipamentos estão sendo instalados no chamado trevo da Escola Agrícola. O local tem alto índice de acidentes e com registro de mortes no passado. A retirada dos equipamentos, na época, se tornou motivo de preocupação. Os radares de controle de velocidade inibem os excessos e ajudam reduzem os acidentes.

Os equipamentos também serão reinstalados na descida após a balança, nas imediações do Trevo de Presidente Olegário e também na MGC 410. Os motoristas devem ficar atentos aos limites de velocidade para evitar as multas.

Os novos radares, além de desempenhar ações de fiscalização no controle de velocidade, contribuirão com as ações de segurança, uma vez que 30% dos equipamentos contêm LAP (Leitor Automático de Placas) e podem agilizar a verificação da situação dos veículos, identificando casos de roubos e clonagens de placas.

A principal recomendação feita pelo DER/MG é para que, independentemente da presença de radares nas estradas estaduais, os motoristas respeitem a sinalização e os limites de velocidade específicos para cada trecho das rodovias.

Autor: Farley Rocha

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