“Rabeira” em caminhão, falta de capacete e manobras em moto: imagens flagram imprudências
Imagens mostram a falta de educação no trânsito tanto na principal rua da cidade quanto nos bairros.
O trânsito de Patos de Minas tem registrado acidentes de trânsito diariamente e os riscos preocupam toda a sociedade. A Prefeitura Municipal identificou que uma das principais causas é a imprudência dos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Imagens mostram a falta de educação no trânsito tanto na principal rua da cidade quanto nos bairros.
Na principal rua da cidade, a Major Gote, um vídeo mostra a passageira de uma moto sem capacete, o que é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e suspensão direta do direito de dirigir. Ela transita ao lado de vários veículos e parece não ter percebido a falta do equipamento obrigatório e pode evitar ferimentos graves na cabeça.
Também na Rua Major Gote, foi flagrado um ciclista pegando “rabeira” na carroceira de uma carreta. As imagens exibem um adolescente, aparentemente, se arriscando para não precisar pedalar, mesmo estando em um trecho plano da via, onde circulam milhares de veículos todos os dias. Qualquer descuido poderia ter resultado em um acidente grave.
No Parque do Sabiá, motociclistas foram flagrados empinando moto e fazendo manobras perigosas. Além dos riscos de acidentes, nesse caso, os condutores também causam perturbação de sossego e prejudicam os moradores. As manobras perigosas ensejam multa de R$2934,70, com 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir. Além de responder criminalmente pela conduta.
Esses são alguns dos exemplos de imprudência no trânsito patense, mas não são os únicos. Avanço de sinal e de parada obrigatória, uso do celular, desrespeito à faixa de pedestre, transitar em velocidade incompatível com a via, parar em fila dupla e entre outros são recorrentes no trânsito e contribuem para a insegurança no trânsito.
A Secretaria Municipal de Trânsito vem implementando medidas para melhorar o fluxo de veículos e levar mais segurança ao trânsito de Patos de Minas, como aumento na fiscalização, desenvolvimento de ações educativas e instalação de radares semafóricos. No entanto, é preciso que todos respeitem as leis de trânsito e transitem sempre com muita atenção durante o trajeto.