Quem tem direito ao polêmico e estigmatizado auxílio-reclusão? Por Brian Epstein Campos

Benefício é polêmico e carregado de estigmas, muito devido à falta de informação.

O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário destinado a amparar a família do preso. O benefício não é pago ao próprio preso, ao contrário do que considera o senso comum.

Para que o auxílio-reclusão seja concedido, é necessário que o preso tenha qualidade de segurado junto ao INSS e conte com pelo menos 24 meses de contribuição na data da prisão. Sem contribuir para o INSS, o preso não gera a seus dependentes o direito ao benefício.

O auxílio-reclusão é pago ao cônjuge/companheiro(a) e ao(s) filho(s) do preso, preferencialmente. Conforme o caso, poderá ser pago aos pais ou a irmão, desde que estes comprovem relação de dependência econômica com o preso e desde que não existam dependentes preferenciais.

É importante ressaltar que esse benefício é concedido apenas aos dependentes dos segurados que possuam baixa renda, assim considerados, em 2021, aqueles que tenham renda bruta mensal não superior a R$ 1.503,25.

Com a Reforma da Previdência, vigente desde 13/11/2019, o valor do auxílio-reclusão foi limitado a um salário mínimo mensal. Se o preso tiver mais de um dependente, esse valor será rateado igualmente entre todos.

O benefício será mantido enquanto o segurado estiver recolhido à prisão em regime fechado. Em caso de fuga do preso, os pagamentos serão suspensos.

Quem tem direito ao auxílio-reclusão deve solicitá-lo junto ao INSS, através do site/aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais