Quem tem direito ao polêmico e estigmatizado auxílio-reclusão? Por Brian Epstein Campos

Benefício é polêmico e carregado de estigmas, muito devido à falta de informação.

O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário destinado a amparar a família do preso. O benefício não é pago ao próprio preso, ao contrário do que considera o senso comum.

Para que o auxílio-reclusão seja concedido, é necessário que o preso tenha qualidade de segurado junto ao INSS e conte com pelo menos 24 meses de contribuição na data da prisão. Sem contribuir para o INSS, o preso não gera a seus dependentes o direito ao benefício.

O auxílio-reclusão é pago ao cônjuge/companheiro(a) e ao(s) filho(s) do preso, preferencialmente. Conforme o caso, poderá ser pago aos pais ou a irmão, desde que estes comprovem relação de dependência econômica com o preso e desde que não existam dependentes preferenciais.

É importante ressaltar que esse benefício é concedido apenas aos dependentes dos segurados que possuam baixa renda, assim considerados, em 2021, aqueles que tenham renda bruta mensal não superior a R$ 1.503,25.

Com a Reforma da Previdência, vigente desde 13/11/2019, o valor do auxílio-reclusão foi limitado a um salário mínimo mensal. Se o preso tiver mais de um dependente, esse valor será rateado igualmente entre todos.

O benefício será mantido enquanto o segurado estiver recolhido à prisão em regime fechado. Em caso de fuga do preso, os pagamentos serão suspensos.

Quem tem direito ao auxílio-reclusão deve solicitá-lo junto ao INSS, através do site/aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Últimas Notícias

Homem se esconde em alçapão de telhado de residência onde furtava até imagens religiosas, mas acaba localizado pela PM

Veja mais

Moradores do bairro Ipanema ficam dois dias de torneiras vazias e precisam recorrer a água mineral

Veja mais

Audácia! Jovem é preso em condomínio por vender drogas com divulgação pelo Instagram

Veja mais

Tragédia na BR-365: batida frontal entre caminhões deixa dois mortos nesta manhã de sábado

Veja mais

Encenação da Paixão de Cristo leva muita emoção e reflexão a milhares de pessoas em Patos de Minas

Veja mais

Doutor Hely confirma retorno ao PSDB e oficializa pré-candidatura a deputado estadual

Veja mais