Quem é o responsável pelo pagamento do IPTU? O dono ou o inquilino? Por Brian Epstein Campos

O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU é um tributo cobrado anualmente pelo município em decorrência da propriedade de imóvel localizado na zona urbana.

Portanto, a responsabilidade pelo pagamento do imposto é do proprietário do imóvel.

Se o imóvel for alugado, a lei autoriza que o proprietário transfira ao inquilino a responsabilidade pelo pagamento do IPTU, mediante previsão expressa no contrato de locação.

No entanto, cumpre advertir que esse pacto só tem valor entre as partes. Significa dizer que, se o IPTU não for pago pelo inquilino, o município vai cobrar a dívida do proprietário do imóvel, independentemente do que foi convencionado no contrato de locação.

Por isso, o proprietário que transferir ao inquilino o dever de pagar o IPTU deve ficar atento ao cumprimento dessa obrigação, pois o não pagamento do imposto pode ensejar a inscrição do débito na dívida ativa do município.

Uma vez inscrito em dívida ativa, o proprietário poderá sofrer restrições de crédito, ser acionado judicialmente e até mesmo perder bens, caso não pague a dívida.

Assim sendo, se o proprietário do imóvel verificar que o inquilino deixou de pagar o IPTU a que estava obrigado, o recomendado é procurar a prefeitura para regularizar a situação e, depois, recorrer ao Judiciário para reaver o valor pago do inquilino inadimplente.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais