Quem é o responsável pelo pagamento do IPTU? O dono ou o inquilino? Por Brian Epstein Campos

O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU é um tributo cobrado anualmente pelo município em decorrência da propriedade de imóvel localizado na zona urbana.

Portanto, a responsabilidade pelo pagamento do imposto é do proprietário do imóvel.

Se o imóvel for alugado, a lei autoriza que o proprietário transfira ao inquilino a responsabilidade pelo pagamento do IPTU, mediante previsão expressa no contrato de locação.

No entanto, cumpre advertir que esse pacto só tem valor entre as partes. Significa dizer que, se o IPTU não for pago pelo inquilino, o município vai cobrar a dívida do proprietário do imóvel, independentemente do que foi convencionado no contrato de locação.

Por isso, o proprietário que transferir ao inquilino o dever de pagar o IPTU deve ficar atento ao cumprimento dessa obrigação, pois o não pagamento do imposto pode ensejar a inscrição do débito na dívida ativa do município.

Uma vez inscrito em dívida ativa, o proprietário poderá sofrer restrições de crédito, ser acionado judicialmente e até mesmo perder bens, caso não pague a dívida.

Assim sendo, se o proprietário do imóvel verificar que o inquilino deixou de pagar o IPTU a que estava obrigado, o recomendado é procurar a prefeitura para regularizar a situação e, depois, recorrer ao Judiciário para reaver o valor pago do inquilino inadimplente.

Últimas Notícias

Homem é preso por reiteradamente enviar beijos, acenar e assoviar para garota de 15 anos

Veja mais

Você está sendo vítima de assédio moral? Doutor Brian explica como identificar essa prática

Veja mais

Donos de animais silvestres irregulares podem fazer entrega voluntária sem sofrer penalidades em Patos de Minas

Veja mais

Operação Linha Segura terá fiscalização rigorosa para combater uso de cerol durante as férias escolares

Veja mais

Credicopa premia projetos inovadores de estudantes da zona rural em parceria com a Polícia Militar

Veja mais

PRF encontra tabletes de maconha escondidos em porta-malas e prende motorista na BR365

Veja mais