Quem é o patense que assumirá diretoria do BRB após mudanças na cúpula por gestão temerária
Fabiano Nogueira Alves foi nomeado para o cargo de Diretor Presidente da BRB Financeira, após a destituição de parte da antiga diretoria, em meio a questionamentos envolvendo gestão temerária.
Um patense acaba de ser nomeado para integrar a nova diretoria do Banco de Brasília - BRB, em meio a um momento delicado vivido pela instituição financeira. Fabiano Nogueira Alves foi nomeado para o cargo de Diretor Presidente da BRB Financeira, após a destituição de parte da antiga diretoria, em meio a questionamentos envolvendo gestão temerária.
O BRB esteve recentemente no centro de uma tentativa frustrada de aquisição do Banco Master, de propriedade do empresário Daniel Vorcaro. A operação, anunciada em março de 2025, acabou sendo barrada cinco meses depois pela diretoria colegiada do Banco Central. Dias depois, a instituição determinou a liquidação do Banco Master e o afastamento de diretores do BRB.
É neste cenário de reestruturação e recuperação de credibilidade que o patense Fabiano Nogueira Alves assume papel de destaque. Criado e formado em Patos de Minas, ele construiu sua base educacional na rede pública do município, passando pelas escolas Antônio Dias Maciel (Normal) e Zama Maciel, além de concluir o ensino médio no extinto Colégio Sartre. Posteriormente, ingressou no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), dando início a uma trajetória acadêmica e profissional marcada pela dedicação.
Com ampla experiência na área financeira, Fabiano atua há quase uma década na gestão de ativos do Fundo de Pensão dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, onde ocupa o cargo de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ). Ele é responsável por investimentos da ordem de R$ 120 bilhões, em uma instituição que atende cerca de 140 mil famílias entre aposentados, pensionistas e participantes.
Na última semana, Fabiano foi indicado para o cargo de Diretor Presidente da BRB Financeira, função na qual será responsável pelas áreas de Crédito, Financiamentos e Investimentos do BRB. O banco, mantido com recursos da população do Distrito Federal, também enfrenta um processo de reorganização após operações consideradas temerárias envolvendo o Banco Master.
Para Patos de Minas, a presença de um filho da terra em uma posição estratégica de uma das principais instituições financeiras do país é motivo de orgulho.