Proprietários poderão quitar débitos no pix durante fiscalização e evitar remoção do veículo em Minas

O CRLV pode ser portado em formato impresso ou digital, juntamente com a CNH, a PPD ou a ACC.

A partir da próxima segunda-feira (15), os motoristas mineiros terão uma nova chance para regularizar débitos veiculares e evitar a remoção do carro em blitz. A iniciativa, adotada pelo Governo de Minas por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), permitirá o pagamento imediato de pendências via Pix durante as abordagens.

A medida, que busca simplificar os serviços de trânsito e reduzir transtornos, permite que os condutores quitem no local dívidas como IPVA, Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) ou multas vencidas que impeçam a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Regularização na hora evita custos extras

O chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, destaca a agilidade do novo processo. "Antes, o motorista precisava arcar, além da dívida original, com taxas de guincho e diárias do pátio. Agora, a possibilidade de resolver a situação no ato evita gastos extras e dá ao cidadão o direito de conduzir seu veículo imediatamente após a regularização", explica.

A iniciativa, além de prática, reforça o caráter educativo das fiscalizações, oferecendo uma alternativa para que o motorista se regularize de forma rápida e menos burocrática.

Como regularizar seu veículo

A consulta dos débitos de IPVA e TRLAV pode ser feita com o número do Renavam do veículo nos sites da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), do Trânsito MG ou no MG App.

O pagamento via Pix pode ser realizado por meio de aplicativos, home banking, terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores.

Após a quitação, o condutor deve acessar o site do Trânsito MG, ir em “Veículos”, depois “Consulta Situação do Veículo” e clicar em “Atualizar Situação” para garantir o licenciamento instantâneo. O CRLV-e atualizado deve ser apresentado ao agente de trânsito.

É importante ressaltar que a regularização evita a remoção do veículo, mas não impede a aplicação da multa por conduzir um veículo não licenciado, prevista no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no valor de R$ 293,47. A nova regra se aplica apenas a débitos estaduais.

Prazos do CRLV 2025

Fique atento aos prazos para não ser pego de surpresa. A exigência do CRLV 2025 para veículos com finais de placa 1, 2 e 3 começou em 1º de setembro. Já para os finais 4, 5 e 6, o prazo vai até 30 de setembro. Os motoristas com placas final 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para regularizar a documentação.

O CRLV pode ser portado em formato impresso ou digital, juntamente com a CNH, a PPD ou a ACC.

Últimas Notícias

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais