Proprietário de veículo que cair no golpe do IPVA não será ressarcido pelo Governo de Minas

Confira a tabela de vencimento do IPVA 2025 em Minas

O Governo de Minas anunciou nessa terça-feira (28) que vai criar uma força-tarefa para prevenir os crimes relacionados ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) esclareceu, no entanto, que as vítimas dos estelionatários não serão ressarcidas pelo Estado e continuarão obrigadas a pagar o imposto.

A primeira parcela ou parcela única do  Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores tem vencimento do dia 03 ao dia 07 de fevereiro, dependendo do final da placa do veículo. Portanto, até sexta-feira (07) da próxima semana, todos os veículos devem ter quitado pelo menos uma parcela do imposto.

A iniciativa surge como resposta a práticas criminosas e fraudes colocadas em ação, especialmente, durante o período de pagamento do imposto. Os órgãos estaduais farão o monitoramento de ambientes como buscadores de sites e redes sociais para identificar e retirar do ar o quanto antes páginas criadas para atrair os proprietários de veículos com "facilidades" ou descontos para o pagamento do imposto.

Ficou definido também que os cidadãos deverão registrar as denúncias de golpe na Delegacia Virtual ou em uma delegacia da Polícia Civil mais próxima. Todas as denúncias serão encaminhadas ao MPMG para investigação.

“Contudo, as autoridades alertam que não há previsão de ressarcimento para vítimas que tenham efetuado pagamentos fraudulentos. Caso o contribuinte caia em um golpe, não estará isento de pagar o IPVA para regularizar sua situação. Por isso, é fundamental ter atenção às dicas de segurança”, aleta o Governo.

Em 2024, chegou ao conhecimento da SEF cerca de 4 mil denúncias de golpes sobre o IPVA, de acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

“Entre os golpes mais frequentes, destacam-se a criação de sites falsos que simulam os oficiais dos órgãos governamentais e o envio de links para aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes, prometendo descontos tentadores”, explica o subsecretário.

"Para os cidadãos, a principal orientação é não acessar sites que não sejam os oficiais dos órgãos de governo nem clicar em links recebidos por aplicativos de mensagens ou e-mail. Para efetuar o pagamento, preferencialmente digitar www.fazenda.mg.gov.br", diz Osvaldo Scavazza.

Confira a tabela de vencimento do IPVA 2025 em Minas


Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais