Proposta de tornar microchipagem de animais obrigatória volta a ser debatida na Câmara

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Rafael Alves Araújo, usou a Tribuna Livre para tirar dúvidas e para falar sobre a importância desta medida para o controle da população de cães e gatos.

A obrigatoriedade da microchipagem de animais de estimação voltou a ser debatida na Câmara Municipal na reunião dessa quinta-feira (01). O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Rafael Alves Araújo, usou a Tribuna Livre para tirar dúvidas e para falar sobre a importância desta medida para o controle da população de cães e gatos.

Com base no Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais, o prefeito Luís Eduardo Falcão publicou decreto tornando obrigatória o cadastro e identificação com microchip de cães e gatos. Famílias carentes e os animais de rua estão sendo microchipados pelo próprio município, mas a população em geral deve procurar as clínicas particulares.


O Decreto é de maio deste ano e, desde então, a medida vem gerando polêmica na cidade. Muito gente reclamou de ter que arcar com mais um custo. Um Projeto de Lei foi levado à discussão na Câmara Municipal e vereadores propuseram retirar a obrigatoriedade da microchipagem. Desta forma, não haveria punição para os proprietários que não identificassem seus animais por microchip.

Durante a reunião da Câmara, o veterinário do Centro de Controle de Zooneses destacou a importância da obrigatoriedade da microchipagem, o que facilitaria a identificação dos animais e seus proprietários em casos, por exemplo, de abandonos e ataques. Segundo ele, não existe a intenção de multar a população de forma indiscriminada, mas destacou a necessidade da medida para que o órgão público possa atuar no controle da população de cães e gatos.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais