Promotor aciona a Justiça para garantir que estudantes tenham aulas em escolas ocupadas

O Ministério Público quer o funcionamento imediato das duas escolas ocupadas por estudantes em Patos de Minas.

O promotor de justiça da infância e da juventude, Paulo Henrique Delicole, recorreu à Justiça  para garantir que os estudantes e professores tenham acesso às salas de aula.

O Ministério Público quer o funcionamento imediato das duas escolas ocupadas por estudantes em Patos de Minas. O promotor de justiça da infância e da juventude, Paulo Henrique Delicole, recorreu à Justiça para garantir que os estudantes e professores tenham acesso às salas de aula.

A Escola Estadual Dona Guiomar de Melo foi a primeira a ser ocupada pelos estudantes. Nessa quinta-feira (03), a Escola Estadual Marcolino de Barros também amanheceu ocupada pelos alunos. Eles são contrários à PEC 241, que segundo ele retira dinheiro da educação e contra a reforma do ensino médio.

A ocupação das escolas, no entanto, divide opiniões. Um grupo de alunos, pais e professores contrários à ocupação recorreu ao Ministério Público cobrando medidas para que as aulas sejam retomadas. Eles encaminharam um abaixo-assinado com cerca de 1.600 assinaturas de pessoas contrárias à ocupação.

Diante disso, o promotor Paulo Henrique Delicole protocolou uma ação no Juizado da Infância e Juventude determinando que a direção das escolas Guiomar de Melo e Marcolino de Barros assegure o acesso de todos os estudantes aos educandários. O Ministério Público pede que o caso seja solucionado em um prazo de dois dias.

O promotor Paulo Henrique Delicole disse que não é contrário ao protesto dos estudantes. Ele informou, no entanto, que o direito dos alunos de se manifestar não pode impedir o acesso à educação que também é um direito estabelecido por lei. O promotor da infância e juventude aconselhou os diretores a reservarem espaços nas escolas para a manifestação dos estudantes, sem prejudicar aqueles que querem continuar estudando.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais