Projeto Sustentabilidade de Escola Municipal leva alunos a reconhecerem importância das nascentes

Após participarem de uma palestra sobre sustentabilidade e sobre a importância de se proteger as nascentes, eles participaram de uma caminhada ecológica até a Estação de Tratamento de Água-ETA- do distrito.

Visita ecológica a Estação de Tratamento de Água-ETA- do distrito de Pindaíbas.

Os alunos da Escola Municipal José Paulo de Amorim, no Distrito de Pindaíbas, passaram nesta terça-feira (04) por atividades bem diferentes. Após participarem de uma palestra sobre sustentabilidade e sobre a importância de se proteger as nascentes, eles participaram de uma caminhada ecológica até a Estação de Tratamento de Água-ETA- do distrito.

As atividades fazem parte do Projeto Sustentabilidade desenvolvido pela direção, supervisão e professores da escola. Nesta manhã, foi a vez de os alunos refletirem sobre as nascentes. A bióloga do município, Eni Aparecida do Amaral, explicou todos os passos para que os estudantes consigam proteger a microbacia do Bauzinho, córrego que abastece a comunidade.

Destacando que no ano passado, os moradores sofreram com a falta d’água, tendo que ser abastecidos com caminhões-pipa, a bióloga ressaltou que é preciso cercar as nascentes e protegê-las com árvores para que os animais, por exemplo, não pisoteiem o local. “As árvores servem para impedir que a sujeira chegue ao córrego e assim evite o assoreamento”, destacou.

Refletindo sobre a ideia de sustentabilidade, Eni frisou que o desenvolvimento econômico deve acontecer garantindo a preservação do meio ambiente e assim o bem comum da sociedade atual e futura. Sabendo da importância das nascentes, os estudantes confirmaram que serão agora protetores das nascentes da região.

Após a palestra, os estudantes puderam conhecer a ETA da Copasa em Pindaíbas. Fernando Eugênito Correa, encarregado socioambiental da Copasa, explicou que no ano passado o Córrego Bauzinho secou completamente, inclusive com o leito ficando rachado, bem diferente de como está hoje. Ele explicou todo o processo de captação e tratamento d’água até que ela chegue às torneiras dos moradores. “Tem que cuidar e economizar, porque não é fácil”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal José Paulo de Amorim, Sônia Aparecida Soares, e a supervisora, Celma Lopes, destacaram que outras atividades vão acontecer dentro do Projeto Sustentabilidade como mutirão de limpeza, confecção de mural e cartazes. A bióloga Eni informou que nesta quarta-feira (05) voltará a Pindaíbas para uma reunião com os produtores rurais da região. A intenção é conscientizá-los sobre a proteção das nascentes para que o Córrego Bauzinho não volte a secar e a comunidade se mantenha abastecida.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais