Projeto que autoriza pagamento de hospitais pode enfrentar resistência

O texto encaminhado pelo prefeito Pedro Lucas foi analisado por uma comissão de vereadores.

O Projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a pagar os gastos além do teto com os hospitais que realizam atendimentos pelo SUS em Patos de Minas pode enfrentar resistência na Câmara Municipal. O texto encaminhado pelo prefeito Pedro Lucas foi analisado por uma comissão de vereadores que chamou a atenção para alguns pontos que precisam ser alterados.

Como a lei informa que a dívida é referente a atendimentos feitos fora dos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, os vereadores pediram a inclusão de um parecer da Advocacia do Município atestando que o pagamento será feito dentro da legalidade. Outra preocupação é com a origem do dinheiro a ser usado para pagar a dívida que a Administração Municipal calcula em R$ 794.330,12.

De acordo com o prefeito Pedro Lucas os recursos para o pagamento da dívida serão retirados da verba destinada para a manutenção da UPA Porte III. Segundo o vereador Francisco Frechiani, a decisão é mais uma tentativa de protelar o início do funcionamento da unidade que já está pronta e equipada para começar a atender a população.

A dívida com os hospitais é referente a atendimentos realizados além do limite estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e que apresentaram algum tipo de distorção nas informações. Os Hospitais São Lucas e Vera Cruz cobram um valor de aproximadamente R$ 1 milhão. Os diretores das duas unidades hospitalares decidiram interromper os atendimentos que o impasse seja resolvido. Apenas casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais