Projeto do IMA orienta produtores sobre descarte correto de frascos de vacinas

Em Patos de Minas, serão milhares de frascos descartados em decorrência da 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa.


Os profissionais do IMA ressaltam que o frasco da vacina se perfurado, poderá acumular água, servindo de criatório para o mosquito da dengue.
O Escritório Seccional do IMA em Patos de Minas, em parceria com empresas conscientes, está desenvolvendo durante este mês de novembro o Projeto de Descarte de embalagens de vacina contra febre aftosa. Em Patos de Minas, serão milhares de frascos de vacinas descartados em decorrência da 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa.

O intuito é conscientizar os criadores de bovinos e bubalinos sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa, bem como o correto recolhimento e descarte das embalagens vazias de vacina, contribuindo para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida, da conservação do meio ambiente e promovendo assim, o crescimento da agropecuária local.

Em análise ao frasco da vacina contra febre aftosa, vê se a importância da realização deste projeto. A embalagem é composta de plástico, alumínio e borracha. Pesquisas apontam que o plástico leva em torno de 100 anos para decompor. O alumínio leva de 100 a 500 anos. Já a borracha, não se tem registro do prazo que leva para a decomposição. Sem contar ainda que o resto de vacina que sobra no frasco (considerado material biológico) pode vazar, contaminando não só o solo, mas também os lençóis freáticos.

Os profissionais do IMA ressaltam que o frasco da vacina se perfurado, poderá acumular água, servindo de criatório para o mosquito da dengue. A 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa acontece durante o mês de novembro e estima-se que serão utilizados cerca de 10 mil frascos de vacinas somente em Patos de Minas.

Diante disso, o IMA realizou um convênio com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, para a realização do descarte dessas embalagens de forma correta, isso é, como lixo hospitalar.

Os produtores, ao comprarem a vacina contra febre aftosa nas revendas autorizadas, receberão uma sacolinha com a logomarca do projeto. Após realizarem a vacinação do rebanho, deverão colocar os frascos vazios nesta sacolinha e entregá-los no IMA.

Os produtores que entregarem os frascos no IMA, além de colaborarem com a conservação do meio ambiente, receberão cupons para concorrerem a diversos brindes. No mês de outubro/2012, servidores do IMA apresentaram o projeto para 428 alunos em 05 escolas rurais da rede municipal, em turmas do 5º ao 9º ano.

O coordenador do projeto Nilson A. Silva, disse que “foi muito gratificante levar o projeto para os alunos. Eles demonstraram interesse e participaram com muitas perguntas coerentes ao tema e com isso conseguimos fazer um elo entre o produtor rural e o IMA”. Na oportunidade foram distribuídos aos alunos folders do projeto e material educativo sobre a Febre Aftosa, Raiva, Brucelose, Influenza Aviária, etc.

Para mais informações, as pessoas podem ligar no telefone (34) 3822-3321. O e-mail é patosdeminas@ima.mg.gov.br e a sede do IMA em Patos de Minas fica na Rua Major Gote, 1748 – Alto Caiçaras.


Fonte: Assessoria de Comunicação do IMA

Últimas Notícias

Mulher fica ferida na cabeça ao ser atropelada na faixa de pedestre

Veja mais

Filho pede dinheiro, mãe de 77 anos não dá e ele acaba furtando o celular dela

Veja mais

Bandido arromba cafeteria de lava-jato, toma refrigerante e vai embora com materiais; veja

Veja mais

Moradores têm casas invadidas por lama e responsabilizam construtora, em Varjão de Minas

Veja mais

Mulher é presa após furtar em supermercado e voltar para praticar novo crime

Veja mais

Adolescentes de 14 e 15 anos promovem fuga alucinante em motocicleta e acabam na delegacia

Veja mais