Projeto de municipalização do trânsito em Patos de Minas deve ocorrer como em Uberlândia

A intenção foi colher subsídios para a municipalização do trânsito em Patos de Minas.


Vereadores membros da CUTTMA e os funcionários da Prefeitura participaram da reunião.

Uma comissão formada por vereadores da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (CUTTMA) da Câmara Municipal de Patos de Minas e membros do setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Patos de Minas foram na última semana conhecer o funcionamento do trânsito de Uberlândia. A intenção foi colher subsídios para a municipalização do trânsito em Patos de Minas.


De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas, os vereadores João Batista Donizetti da Cruz – Batista Miúdo, Amarildo Ferreira Silva e Isaías Martins de Oliveira estiveram na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Uberlândia – MG, para conhecerem o funcionamento do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte do referido Município.


Também participaram da visita a Diretora de Trânsito e Transporte da Prefeitura, Lucimar Rosa Souto, o Gerente de Educação de Trânsito, Kênio Ferreira Silveira, e o Secretário da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), Messias Acir Silva. A comitiva foi recebida pelo Secretário Executivo da Secretaria de Trânsito e Transporte de Uberlândia, Marconi S. Santos.

O projeto de municipalização do Trânsito em Patos de Minas e a criação do Órgão Executivo de Trânsito e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) já estão sendo estudados há algum tempo pelas autoridades patenses e podem ser criados nos próximos meses.

A ida até Uberlândia se deu porque lá o trânsito é municipalizado desde 2001 e ela já possui um fundo próprio para custear as despesas, servindo de modelo para o sistema que será implantado em Patos de Minas. Após a criação, o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte é que vai garantir os recursos para o custeio e investimento no controle, operação, educação, fiscalização e planejamento de transporte e trânsito que passará das mãos do Estado para o Município.

Com a visita, os vereadores conheceram o sistema de Uberlândia e poderão analisar com mais propriedade o Projeto de Lei Municipal nº 3305/2011 que dispõe sobre o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte em Patos de Minas e está em tramitação na Câmara, aguardando a aprovação dos vereadores.

Em Patos de Minas, as receitas que vão para o fundo devem acontecer como em Uberlândia. Lá, elas advêm de multas de trânsito, taxas, estacionamento rotativo, licenciamentos, entre outras, e são aplicadas em despesas de campanhas educativas, sinalização, aquisição de materiais e equipamentos, estudos e planejamentos e demais atividades que visem à melhoria do trânsito. Vale lembrar que as receitas provenientes do fundo são de uso específico para o sistema de trânsito e transporte e não podem ser utilizadas, portanto, para outro fim.

O Secretário de Trânsito de Uberlândia citou ainda a parceria feita entre a Secretaria de Trânsito e a Polícia Militar de Uberlândia, na qual a Prefeitura cedeu as viaturas e a PM disponibilizou mais de 100 policiais para trabalhar diretamente pelo trânsito. Além disso, cerca de 120 Agentes de Trânsito atuam para garantir maior segurança e fiscalização aos pedestres e aos motoristas.

Com a reunião, os Vereadores membros da CUTTMA e os funcionários da Prefeitura colheram subsídios necessários para o aperfeiçoamento do Projeto referente à criação do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte de Patos de Minas, o qual tem muito a contribuir para a implantação de uma política capaz de atender às demandas de segurança, fluidez e educação no trânsito.

Autor: Farley Júnio

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Esqueceu o número do seu candidato? Veja aqui a identificação de todos os concorrentes

Veja mais

Vídeo mostra briga de dois homens e até crianças no parquinho da orla da Lagoa Grande

Veja mais

Socorristas do Samu passam quase uma hora tentando salvar paciente que sofreu parada cardiorrespiratória

Veja mais

ExpoPatos, maior feira comercial da região, começa nesta sexta-feira no Parque de Exposições

Veja mais

É golpe! Cemig orienta clientes sobre tentativas de fraudes envolvendo o nome da companhia

Veja mais

Polícia Militar irá destinar todo o efetivo para atuar na eleição municipal em Patos de Minas

Veja mais