Projeto de leitura surpreende alunos de escola na zona rural e transforma estudantes

A conclusão do projeto aconteceu nesta quinta-feira (14) com um “Chá maluco”.

Os alunos se encantaram ao verem parte do mundo encantado de Alice.

Os estudantes de uma escola na Zona Rural de Patos de Minas estão com um novo olhar sobre os livros. Após um projeto idealizado pela professora Débora Lima Carvalho, alunos que não tinham o menor interesse pela leitura passaram a ser amigos fiéis dos livros. A conclusão do projeto aconteceu nesta quinta-feira (14) com um “Chá maluco”.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Gualberto de Amorim Júnior, em Curraleiro. A professora disse que os alunos não se sentiam interessados pela leitura e quando eram convidados para escolher um livro, sempre seguiam para os mais infantis, com muitas imagens.

Sabendo da importância da leitura para o desenvolvimento intelectual, ela então decidiu montar o projeto. O livro escolhido para direcionar o trabalho foi “Alice no país das Maravilhas”. “Todo o livro foi trabalhado em 8 aulas, uma por capítulo do livro. E cada parte era de uma forma e em um lugar diferente da escola”, contou.

Nesta quinta foi a conclusão do projeto. A turma ficou com outra professora e ela então transformou a sala de aula em um dos capítulos do livro: “O chá Maluco”. Como na história havia o bolo e o chá que faziam encolher e aumentar, os ingredientes mágicos também foram reproduzidos na conclusão do projeto.

E a surpresa foi grande. Ao chegarem na sala de aula e se depararem com uma parte do fantástico mundo de Alice, a emoção foi forte. Teve aluno que não se conteve. Era como eles estivessem vivendo a história. Os agradecimentos à professora vieram das mais diversas formas. “Muito obrigado Dona Débora”, falaram.

E a surpresa foi um prêmio para os alunos, visto o grande resultado alcançado com o trabalho. Mesmo durante a comemoração, os alunos fizeram questão de pegar um dos vários livros que a professora havia espalhado pela sala. Débora explicou que, além de tomarem gosto pela leitura, os alunos tiveram um desenvolvimento significativo na aprendizagem.

A importância da leitura estava espalhada pela sala em forma de cartazes. A supervisora da escola, Jaqueline Ferreira, destacou a importância do trabalho com leitura para incentivar os alunos a gostarem dos livros. Ela contou que um projeto está sendo elaborado para trabalhar com os alunos dos anos finais da escola.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Esqueceu o número do seu candidato? Veja aqui a identificação de todos os concorrentes

Veja mais

Vídeo mostra briga de dois homens e até crianças no parquinho da orla da Lagoa Grande

Veja mais

Socorristas do Samu passam quase uma hora tentando salvar paciente que sofreu parada cardiorrespiratória

Veja mais

ExpoPatos, maior feira comercial da região, começa nesta sexta-feira no Parque de Exposições

Veja mais

É golpe! Cemig orienta clientes sobre tentativas de fraudes envolvendo o nome da companhia

Veja mais

Polícia Militar irá destinar todo o efetivo para atuar na eleição municipal em Patos de Minas

Veja mais