Projeto de leitura do Tiradentes leva cidadania e conhecimento a estudantes

Iniciado em março de 2011, o projeto “Biblioteca Móvel: embarque nessa viagem” constitui-se basicamente no incentivo da leitura.

Iniciado em março de 2011, o projeto “Biblioteca Móvel: embarque nessa viagem”, criado pela Pedagoga, Professora e Graduanda em Psicologia Arlete de Lima, constitui-se basicamente no incentivo da leitura e da escrita dos alunos por meio da utilização de uma “mala” recheada dos mais diversos livros, jornais e revistas e que podem ser lidos pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, à 3ª Série do Ensino Médio, bem como pelos professores e funcionários do Colégio.

Incentivar a leitura, hoje, às vezes fica difícil, diz a Professora e Graduanda em Psicologia Arlete Lima, pois existem os mais variados meios de comunicação que atraem nossos educandos e desviam o contato com os livros e as possíveis visitas à biblioteca. Foi pensando assim que senti a necessidade de criar em nosso Colégio um projeto de trabalho a ser desenvolvido durante o ano letivo e que desencadeasse nos alunos a vontade de ler e gostar de ler.

Meu objetivo foi colocar os educandos em contato com uma série de livros, jornais, revistas, gibis a serem lidos, vivenciados e criticados, por meio de uma mala que está sempre recheada de excelentes textos e produções literárias. E, o mais importante: se os alunos não vão à biblioteca, a BIBLIOTECA vai até os alunos.

Vale ressaltar que tanto para os alunos, funcionários e professores foi uma grande surpresa eles se depararem com uma mala “ambulante” recheada de livros e os convidando a descobrirem um mundo mágico e encantador pelos corredores, salas de aula, quadra e pátios da escola.

Os idealizadores do “Biblioteca Móvel: embarque nessa viagem” montaram o projeto por entender que a leitura é essencial no processo ensinoaprendizagem. “ Todo aquele que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, e traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa para a aquisição de novos conhecimentos. O incentivo à leitura é base para construir qualquer tipo de conhecimento ”, informou a professora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola Tiradentes da Polícia Militar de Patos de Minas - MG.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais