Projeto de Lei de combate à evasão escolar é aprovado em 2º turno na Assembleia de Minas

Agora, a proposição será encaminhada à apreciação do governador Romeu Zema.

A deputada estadual Ludimila Falcão já pode comemorar a aprovação do primeiro Projeto de Lei de sua autoria. Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (13/9) o projeto de lei 87/2023 , que estabelece as diretrizes para a instituição da Política Estadual de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar. Agora, a proposição será encaminhada à apreciação do governador Romeu Zema.

O Projeto de Lei prevê uma série de medidas, que vão desde a busca ativa do aluno ausente, até a identificação dos motivos que levaram à evasão escolar e também ações para manter o aluno na escola, como a realização de aulas de reforço, criação de programas que visem o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e criação de mais escolas de tempo integral.

Confiante na sanção da proposta, Ludimila Falcão ressaltou a aprovação de seu primeiro projeto no Parlamento e o trabalho em parceria com o governo do Estado. “ Estou muito feliz pela aprovação do meu primeiro projeto. Especialmente porque é uma iniciativa que visa solucionar o grave problema do abandono e da evasão escolar. Sei que o governador Romeu Zema, com a sensibilidade com que administra nossa Minas Gerais, irá sancionar essa proposta, que não é mais minha. Tornou-se uma criação coletiva, com a participação de todos do Parlamento mineiro. Cabe ao Legislativo e ao Executivo, unidos, enfrentar esta realidade tão adversa e contribuir para um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. A base já existe, como o Programa Trilhas de Futuro e outras iniciativas educacionais do governo estadual”, afirmou a deputada.

No Brasil, a cada ano, de acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), somente seis em cada 10 alunos de até 24 anos terminam o ensino médio. A cada ano, 500 mil jovens deixam de ir à escola por falta de estrutura, seja na própria escola ou na estrutura familiar. A pandemia agravou muito esses números.

O problema é maior entre a população mais pobre. Apenas 46% dos jovens concluem o ensino médio. Entre os mais ricos, o índice é de 94% Efeitos da pandemia, dificuldades financeiras, falta de interesse da família pelo desempenho escolar do aluno, bullying, dificuldades de aprendizagem, didática que não desperta interesse do estudante e dificuldades de conciliação do horário escolar são os motivos mais frequentes para a evasão escolar. Ludimila Falcão acrescentou que se trata de “um conjunto de problemas cujo enfrentamento não pode demorar. E para o qual a solução depende da parceria entre Executivo, Legislativo e sociedade. Hoje demos o primeiro passo para que Minas avance na redução dos danos dessa realidade tão triste e preocupante.”

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais