Projeto da UFU vai mostrar previsão completa do tempo diariamente em Patos de Minas

Um software foi desenvolvido para captar os dados automaticamente do Clima Tempo e da Estação Meteorológica existente no Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Um projeto idealizado pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU- juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas vai mostrar diariamente a previsão completa do tempo na cidade. Um software foi desenvolvido para captar os dados automaticamente do Clima Tempo e da Estação Meteorológica existente no Batalhão do Corpo de Bombeiros.

O professor doutor, Laurence Rodrigues do Amaral, que é da Faculdade de Computação da UFU, explicou que há pessoas de todos os cursos envolvidas no projeto. O Major Artur do Corpo de Bombeiros e o Tenente Fernandes da Defesa Civil também fazem parte do trabalho que pretende deixar as pessoas melhores informadas sobre os eventos climáticos.

Além dos dados do Climatempo, também serão utilizados dados da estação meteorológica que existe no 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Patos de Minas. “A estação foi adquirida com recursos do Ministério Público Federal. O volume de chuva que caiu, índice UV e umidade do ar virão da estação”, informou. A previsão será postada no perfil @tempo.em.patos no Instagram todos os dias no início da manhã.

Com a ocorrência de eventos climáticos extremos cada dia mais frequente, é importante que a população fique atenta às previsões para evitarem desastres, acidentes ou outras situações adversas. O estilo da publicação será na maior parte das vezes como a que está logo abaixo, no entanto Lawrence estuda atualizar o software para informar também as previsões futuras.

Previsão do Tempo

Cidade: Patos de Minas

Data: 15/12/2022

Temperatura - Mín.: 15°C Máx.: 28°C

Chuva: Precipitação: 11 mm - Probabilidade: 55%

Umidade do ar - Mín.: 71% Máx.: 95%

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.

Sensação térmica - Mín.: 18°C Máx.: 24°C

Nascer do sol: 05:23:41 - Pôr do sol: 18:38:46

-----------

Fonte API Advisor Climatempo

Desenvolvido por UFU/Patos de Minas


Últimas Notícias

Homem de 62 anos é preso após “achar” celular em supermercado e não tomar medidas para devolver

Veja mais

Operação Álbum Fantasma da Polícia Civil apreende figurinhas da copa suspeitas de falsificação

Veja mais

Empregadores são obrigados a liberar empregados quando dos jogos da Copa? Doutor Brian explica

Veja mais

Polícia Civil conclui investigação e indicia idoso por zoofilia contra cadela em Rio Paranaíba

Veja mais

Santa Casa passa a atender casos de intoxicação, ataques de animais peçonhentos e profilaxia antirrábica

Veja mais

Em noite de grandes emoções, V Festival Patos & Viola define finalistas da Fenamilho 2026

Veja mais