Projeto Bombeiro Mirim contribui para a formação de jovens em Patos de Minas
Em Patos de Minas, a iniciativa teve início em 2010 com 64 alunos.
O projeto Bombeiro Mirim é mais um exemplo do comprometimento do Corpo de Bombeiros junto à comunidade. No Bombeiro Mirim, crianças e adolescentes de escolas públicas recebem noções de prevenção contra incêndios, primeiros socorros, afogamentos e acidentes domésticos. Em Patos de Minas, a iniciativa teve início em 2010 com 64 alunos. Hoje, 120 crianças são atendidas e nesses seis anos aproximadamente 1000 jovens passaram pelo projeto.
O Bombeiro Mirim, em Patos de Minas, recebe crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. O curso tem duração de nove meses. As atividades são ministradas por militares do Corpo de Bombeiros. Segundo o comandante da 4ª CIA Independente de Patos de Minas, Major Ricardo Marisguia Mendes, o Bombeiro Mirim é o projeto social de maior importância da instituição. “O projeto representa a operacionalização da transmissão de conhecimento para uma parcela significativa da comunidade. Ensinar às crianças é a maneira mais fácil de economizar nos recursos para o futuro e o CBMMG entende que desenvolvendo a cultura da prevenção nos jovens cidadãos contribuímos para uma sociedade melhor no futuro”.
Para o coordenador dos projetos sociais da 4ª CIA Independente, Subtenente Marcos Antônio Dias, o projeto contribui de forma positiva na formação das crianças. “Buscamos ocupar o tempo ocioso dos alunos com atividades saudáveis, querendo sempre que eles tenham uma conduta positiva junto à sociedade. Desde o ano de 2010, quando iniciou o Bombeiro Mirim, escutamos os elogios dos pais em relação a melhora do comportamento dos meninos”, disse.
As atividades do Bombeiro Mirim, em Patos de Minas, são realizadas nas dependências do SEST/SENAT. As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras na parte da manhã e da tarde. O projeto atende a crianças das cidades de Patos, Lagoa Formosa e Presidente Olegário. A seleção de alunos leva em consideração o perfil socioeconômico das famílias dos jovens. Outras informações pelo telefone - (34) 3823-3583.
Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros