Programa Viva Cristavo começa no sábado com a missão de reduzir a violência
A iniciativa, que levou meses para ser elaborada, vai oferecer uma série de atividades.
-Você está estudando?
-Tô não senhor.
-E porque não?
-Eu tô na guerra senhor...
O diálogo que abre a reportagem é de um garoto de oito anos de idade com um sargento da Polícia Militar. Ele é morador do bairro Nossa Senhora Aparecida e se refere às divergências com os moradores do bairro São José Operário como se fosse uma guerra. Há alguns meses, um morador do bairro Nossa Senhora Aparecida se comoveu com o apelo de uma moradora do São José Operário que precisava de ajuda para fazer uma cirurgia e doou R$ 50,00. A dona de casa se recusou a ir buscar o dinheiro com medo de represálias.
Além da ação das forças de segurança, que tiraram diversos infratores de circulação nos últimos dias, o trabalho para reduzir os índices de violência nos bairros localizados nas imediações do Cristavo vai ganhar um reforço de peso. Será inaugurado no próximo sábado (02-08), o Programa Viva Cristavo. A iniciativa, que levou meses para ser elaborada, vai oferecer uma série de atividades, elaboradas através da demanda apontada pela própria comunidade.
O Programa Viva Cristavo é destinado à jovens, adultos e crianças com idades entre cinco e 24 anos incompletos e seus familiares. A iniciativa vai oferecer ações de saúde e educação, como aulas de reforço escolar por exemplo. Também serão disponibilizadas atividades culturais e esportivas, como capoeira e karatê. Além disso, o projeto vai incentivar à prática da cidadania, oferecendo lazer e oportunidades de trabalho.
As atividades de inauguração do Projeto Viva Cristavo vão acontecer durante a manhã, a partir das 9h na Praça do Cristavo.
Autor: Maurício Rocha