Programa Justiça na Escola é apresentado para centenas de profissionais da educação em Patos de Minas

O programa visa contribuir com professores para vencerem os desafios reais nas escolas.

Foi iniciado nesta segunda-feira (17) no Centro de Convenções do Unipam em Patos de Minas o Simpósio Regional Justiça na Escola. Centenas de autoridades de diversas áreas e profissionais envolvidos com a educação de toda a região participam do evento. O programa visa contribuir com professores para vencerem os desafios reais nas escolas.

O juiz de direito da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude, Vinícius de Ávila leite, destacou a importância do programa que já é reconhecidamente um sucesso em Patrocínio. A juíza de direito da 2ª Vara Criminal, Solange de Borba Reimberg, foi uma das pessoas responsáveis por trazer o programa para a Capital do Milho. Ela ressaltou que o trabalho busca, além de tudo, disseminar o amor e a paz.

O Prefeito Luís Eduardo Falcão frisou que o programa é uma forma de fazer com que todos se envolvam nas políticas públicas. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, informou que o programa não deve ser implementado de forma imediata, sendo primeiro elaborada uma lei para regulamentar as ações. O Superintende Regional de Educação Carlos Coimbra espera que o programa seja implementado de forma mais rápida em toda a rede estadual em Patos de Minas e região.

O primeiro palestrante foi o Juiz de Direito, Serlon Santos, Juiz da Comarca de Patrocínio. Ele foi o criador do programa e vem difundindo o programa. Ele discorreu sobre o tema: "A educação e seus desafios; aspectos legais e metodologia; núcleo de apoio às escolas". Em seguida, veio o Procurador da República, Guilherme Schelb com a palestra Segurança nas Escolas. Ele ofereceu conhecimentos jurídicos sobre ações dos professores que não podem acontecer.

Também tem a palestra "Transtornos e dificuldades de aprendizagem, como identificá-los num contexto escolar, considerando aspectos sociais, afetivos e cognitivos (TEA, DI, TDAH) com a psicopedagoga Priscila Gadêlha. Para finalizar o primeiro dia, tem ainda a palestra com Washington de Sá, presidente da Rede Internacional Infância Protegida. Ele palestra sobre "violência contra crianças e adolescentes - conceitos, leis, sinais e sintomas e o papel da educação na garantia dos direitos".

No segundo dia, nesta terça-feira (18), os palestrantes são Washington de Sá, Mizael Silva e Noemi Mendes Alves Lemes.


Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais