Programa do Governo Federal envia médicos e enfermeiras para Patos de Minas

A contratação dos profissionais é feita através do Provab do Governo Federal.


Os profissionais de saúde foram recebidos na manhã dessa quinta-feira (06) pelo secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco.
O serviço de saúde em Patos de Minas ganhou mais sete médicos e três enfermeiras. Os profissionais de saúde foram recebidos na manhã dessa quinta-feira (06) pelo secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco e passaram por uma preparação antes de começarem a atuar nas unidades básicas de saúde do município. A contratação dos profissionais é feita através do Provab do Governo Federal.

O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab – foi criado pelo Ministério da Saúde em 2012 para estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço. O médico que participa do Provab recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Além disso, para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica.

Dos sete médicos que chegaram a Patos de Minas, seis se formaram no Centro Universitário de Patos de Minas e um na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Eles vão atuar nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS do Caic, UBS Alto Colina, UBS Jardim Paraíso, UBS Geraldo Resende, UBS Lagoa Grande e UBS Jardim Panorâmico.

Segundo Dirceu Deocleciano Pacheco, os novos profissionais ajudarão a suprir o déficit de profissionais da Medicina que o Município e o país enfrentam. “Eles estão vindo para substituir os que estavam aqui no ano passado; foram liberados pelo Ministério da Saúde os nove, só que dois passaram em residência e desistiram, mas, em compensação, dos que estavam aqui três pediram para ser remanejados para o programa Mais Médicos; eles foram atendidos e acredito que virão até a semana que vem. Então, estamos recebendo 10 médicos para substituir os nove de 2013”, informou.

Além dos médicos, o Provab também disponibilizou três profissionais de enfermagem que vão atuar no Programa Saúde na Escola, que será implantado nas escolas de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais