Programa do Governo de Minas para Médicos da Família vai beneficiar Patos de Minas

Patos de Minas, João Pinheiro e Unaí, situados na área 16, terão 8 grupos em 2017, 9 em 2018 e 11 em 2019.

Programa de Educação Permanente para Médicos de Família.

Após ser reformulado, o Programa de Educação Permanente para Médicos de Família (PEP) vai ser retomado em Minas Gerais. Durante meses, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) debruçaram sobre o tema e aperfeiçoaram o programa de modo a atender os profissionais médicos inseridos na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova versão do programa traz novidades, como a redefinição das áreas de atuação do PEP, que totalizam 18, possibilitando a participação de profissionais de todos os municípios mineiros. Patos de Minas, João Pinheiro e Unaí, situados na área 16, terão 8 grupos em 2017, 9 em 2018 e 11 em 2019. Cada grupo contará com 10 alunos.

“O PEP visa à qualificação dos médicos da Atenção Primária em Saúde, por meio da educação permanente, com ações de integração ensino-serviço. A ideia é que a retomada do programa aconteça com um acompanhamento mais sistemático e qualitativo da ESP-MG e SES”, esclarece a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da ESP-MG, Danielle Silveira.

Os recursos financeiros destinados ao desenvolvimento do PEP são do tesouro estadual. Para o ano de 2016, o valor estimado para a execução do programa é de R$ 15 milhões. De acordo com o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), tem-se como objetivo, até 2019, aumentar o quantitativo anual de médicos participantes do Grupo de Aperfeiçoamento Profissional (GAP) do programa.

Mais transparência

Outra novidade do PEP é o modelo de seleção e contrato com as instituições de ensino superior (IES) que executarão o programa. A partir de agora, a contratação das IES, públicas ou privadas que ofertam curso de Medicina, acontecerá por meio de processo de credenciamento. “Todas as mudanças visam à realização de um processo mais democrático e de ampla concorrência para as IES com a exigência de requisitos mínimos que visam garantir a qualidade das ações do programa”, avalia Danielle.

A implantação e desenvolvimento do PEP, com acompanhamento das Unidades Regionais de Saúde (URS), são realizados pelas IES, a partir da comprovação de capacidade técnica e operacional para atender às necessidades da ação educacional nas Regiões de Saúde do Estado de Minas Gerais.

“Trabalhamos muito na elaboração e aprovação de todo o processo de credenciamento, o que até então não havia. Isso demandou muito tempo. Além disso, estamos trabalhando junto às URS na definição do modelo de acompanhamento e monitoramento das atividades do PEP, garantindo maior protagonismo por parte delas na condução do programa”, conta Danielle.

O edital de credenciamento para as IES candidatas à execução do programa foi publicado na última quinta-feira (18/8) e o prazo para o credenciamento segue até o dia 9 de setembro.

Sobre o PEP

O PEP é uma ação educacional promovida pela e ESP-MG e SES, com objetivo de contribuir para a educação permanente de médicos da Atenção Primária em Saúde do SUS, com ênfase no aperfeiçoamento das práticas clínicas e aprimoramento do processo de trabalho em saúde, bem como fomentar a reflexão coletiva dos processos de trabalho e o estabelecimento de práticas transformadoras.

Atualmente, Minas Gerais conta com cerca de cinco mil médicos na Estratégia Saúde da Família. De acordo com Danielle Silveira “o programa é uma importante ação educacional em saúde, com expectativa de uma ampla adesão dos médicos que atuam nesse nível de atenção no estado".

Mais informações sobre o PEP em www.esp.mg.gov.br.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Sítios minerários do século XIX são descobertos em pesquisa arqueológica feita em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura prorroga até o dia 12 o prazo de inscrições para o 3º Festival de Viola Zé Marreiro

Veja mais

Incêndio às margens da BR 365 causa acidente com 4 veículos; um dos carros pegou fogo

Veja mais

Mãe pede ajuda para custear cirurgia da filha que teve deslocamento de retina após alergia a rímel

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais