Professores temem perder 20% para ganhar 15% de reajuste em Cruzeiro da Fortaleza e marcam protesto

Um protesto foi marcado para o início da noite desta quinta-feira (09) na Câmara Municipal.

Parece ser ponto pacificado na sociedade que o professor precisa de ser valorizado, para isso o Governo Federal concedeu neste ano um reajuste de 15% no piso nacional dos professores. No entanto, em Cruzeiro da Fortaleza, situada a cerca de 60 quilômetros de Patos de Minas, ao invés de ganhar, eles podem perder dinheiro no início do mês. O Prefeito Municipal Agnaldo Ferreira da Silva enviou um projeto de lei para os vereadores votarem com reajuste de 15% nos salários dos docentes, porém eles alegam que o chefe do executivo irá cortar outros 20% de benefícios já adquiridos. Um protesto foi marcado para o início da noite desta quinta-feira (09) na Câmara Municipal.

Eles dizem que, para conceder o aumento de 15% implementado pelo Governo Federal, o prefeito de Cruzeiro da Fortaleza irá cortar 20% de gratificação do professor. “Gratificação esta que conseguimos depois de anos de luta”. Os professores argumentam ainda que, para colocar os vereadores em uma situação difícil, o chefe do executivo colocou no mesmo projeto o aumento dos servidores, dos professores e uma gratificação por titulação para os outros servidores municipais, “ou seja, em um mesmo projeto, ele tira de uns pra conseguir dar o aumento da lei, mas beneficia outra categoria com gratificação, deixando a dúvida do porquê de tanta raiva do professor?”, destacaram.

Os professores explicaram que haverá perda de 10% na gratificação do incentivo à docência, conhecido como pó de giz, e outros 10% do módulo. “Esses benefícios existem há mais de 10 anos. Atualmente, são 20% do pó de giz e outros 10% do módulo. É um direito adquirido. Assim, ao invés de reajuste, teremos um prejuízo de 5%”, disseram. Eles decidiram que vão todos para a Câmara Municipal nesta noite vestidos de preto protestar para que isso não ocorra.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro da Fortaleza e aguarda um posicionamento. Quando for enviado, ele será postado neste espaço.

Últimas Notícias

Esposa de paciente ameaça enfermeira no Hospital Regional, em Patos de Minas

Veja mais

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Armado com facas, homem intimida clientes de padaria e é preso em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais