Produtores estimam perda de 1 milhão de litros de leite por dia e recuperação gastará 1 ano

O produto não chega até as cooperativas e produtores estão tendo que jogar todo o leite fora. Alguns ainda estão doando o alimento para a população.

Distribução de leite há alguns dias atrás no bairro Morada do Sol em Patos de Minas. (Arquivo: Patos Hoje).

Os reflexos da paralização dos últimos dias afetaram tragicamente os produtores de Leite do Alto Paranaíba, a maior bacia de leite do Sudeste do Brasil. Na região, os prejuízos foram milionários. Alguns produtores vão demorar mais de um ano para conseguir recuperar o que foi perdido em apenas 08 dias de paralização. O produto não chega até as cooperativas e produtores estão tendo que jogar todo o leite fora. Alguns ainda estão doando o alimento para a população.

A equipe do Patos Hoje entrou em contato na tarde desta quarta-feira (30) com uma das principais cooperativas mistas do Brasil com sede em Patos de Minas. De acordo com Thiago Rodrigues, responsável pelo setor de Assessoria de Comunicação da cooperativa, ainda não foi contabilizado tudo que foi perdido, mas a estimativa é de que 1 milhão de litros de leite tenha sido desperdiçados por dia.

Segundo ele, a empresa recebe, por dia, cerca de 200 mil litros de leite. “Economicamente, os produtores estimam que, para conseguir recuperar o que foi perdido, vai demorar um ano ou um ano e meio. Nós perdemos captação de leite, só conseguimos ir nos locais mais próximos onde não tinha barreira”. O real prejuízo dos produtores está sendo avaliado em cerca de um milhão de litros de leite jogados fora por dia. Se iniciarmos a contagem de quando a paralisação iniciou na região, no dia 22/05, o desperdício de leite em todo o Alto Paranaíba, pode chegar a 8 milhões de litros de leite.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram produtores jogando o alimento na rua. Outros vídeos mostram produtores distribuindo o leite para a população. Os produtores de leite esperam que até a próxima segunda-feira tudo esteja normalizado e a comercialização e produção do leite voltem ao normal. Nesta quarta-feira (30), caminhoneiros já haviam deixado de bloquear caminhoneiros nas rodovias da região. A paralisação continua.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais