Produtor rural é multado em R$ 170 mil por desmatamento irregular de aroreiras

Mais de 200 árvores de Aroeira foram cortadas.


Ao todo 214 árvores foram jogadas ao chão.
Um produtor rural da região de Galena, no município de Presidente Olegário, pode ter que desembolsar R$ 170 mil para pagar uma multa imposta pela Polícia Militar de Meio Ambiente. A punição é decorrente de um grande desmatamento registrado na Fazenda Pedra Bonita. Mais de 200 árvores de Aroeira foram cortadas.

A Polícia Militar chegou até o local através de uma denúncia anônima. A informação era de que o produtor havia feito um grande desmatamento em uma área de 38 hectares. Ao verificar a denúncia, os policiais se surpreenderam com a grande quantidade de aroeiras cortadas. 214 árvores foram jogadas ao chão.

A aroeira é árvore típica da caatinga, que pode atingir mais de 20 metros de altura. A madeira resistente e de alto valor comercial fez com que esta espécie se tornasse ameaçada de extinção. A árvore é protegida por lei federal e quem faz o corte de aroeiras comete crime ambiental, sujeito a multa.

Na Fazenda Pedra Bonita em Presidente Olegário, além do corte das 214 aroeiras, os policiais militares constataram que o produtor realizou desmatamento em área de Preservação Permanente, às margens de um córrego e construiu uma barragem de forma inadequada, que pode trazer sérios prejuízos ao meio ambiente.

Diante disso, a Polícia Militar embargou as atividades no local. A madeira das árvores de aroeira, boa parte usada no cercamento da propriedade, foi apreendida. O caso será encaminhado para o Ministério Público.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Cadastro com nome e CPF de predadores sexuais será público; entenda

Veja mais

Homem é preso por quebrar padrão de energia e furtar cerca de 25m de fio, em Patos de Minas

Veja mais

Filho sai em caminhão de cliente da oficina do pai e acaba na delegacia

Veja mais

Fugitivo da Penitenciária de Carmo do Paranaíba é capturado em cima de árvore próximo a Arapuá

Veja mais

Vídeo mostra homem invadindo construção e furtando escada, no bairro Sorriso

Veja mais

Motoristas patenses se surpreendem e reclamam de aumento no preço do pedágio na BR 365

Veja mais