Produção mineira de grãos deve alcançar 12,6 milhões de toneladas na safra 2014/15

Trigo é um dos destaques com aumento de 70,5% na produção. A produção de milho, soja e café também deve subir em relação à safra anterior

Minas Gerais deve colher 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15, respondendo por 6,3% da produção nacional, de acordo com o terceiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados mostram um aumento de 8,4% na produção das lavouras mineiras em relação ao crescimento de 4,2% na safra brasileira, que deve alcançar 201,6 milhões de toneladas.

Um dos destaques no quadro de crescimento da produção de grãos em Minas é o trigo. Segundo a Conab, a safra do cereal, no Estado, deve alcançar 204,3 mil toneladas, variação positiva de 70,5%. A produção nacional prevista é de 5,9 milhões de toneladas, uma progressão de 7,6%.

De acordo com dados do Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , o Estado é o quarto produtor brasileiro do cereal – atrás do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – podendo em breve ocupar a terceira posição.

O coordenador do programa, Lindomar Antônio Lopes, considera que a autossuficiência em trigo brasileira poderá ser alcançada com o fortalecimento do cultivo nos cerrados do Brasil Central, onde Minas ocupa papel importante, pelos fatores favoráveis de solo, proximidade do mercado  e estabilidade climática.

“A integração dos principais componentes da cadeia produtiva do trigo no Estado é o objetivo principal do Comtrigo, e as ações do programa incluem o desenvolvimento da cultura no Brasil Central”, enfatiza.

Mais milho, soja e feijão

A produção de milho (primeira e segunda safra) no Estado deve somar 7,3 milhões de toneladas, volume 5,7% maior que o registrado na safra anterior. Já a safra paulista, segunda no ranking da região Sudeste, deve ficar em 3,6 milhões de toneladas, aumento de 1,8%. Para o país, a Conab prevê uma safra de 78,7 milhões de toneladas, recuo de 1,5% na produção em relação ao período anterior.

No caso da soja, a safra mineira deve somar 3,9 milhões de toneladas, variação positiva de 17,5%. A safra total do país deve somar 95,8 milhões de toneladas, equivalentes a um avanço de 11,2%.

Para o feijão, a perspectiva é de uma safra da ordem de 589,2 mil toneladas, aumento de 2,5% em relação ao período anterior, enquanto os dados do país mostram redução de 5,3%, pois a safra prevista é de 3,2 milhões de toneladas.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais