Produção de leite garante renda no campo e mantém Patos de Minas como destaque nacional

Além disso, a impressionante produção de leite mantém Patos de Minas como destaque nacional.

Entre os 10 maiores produtores de leite do país, Patos de Minas foi o único município a apresentar aumento na produção.

A pecuária leiteira tem papel fundamental na economia de Patos de Minas. A atividade garante o sustento de dezenas de produtores rurais e mantém ativa a indústria do laticínio que gera centenas de empregos. Além disso, a impressionante produção de leite mantém Patos de Minas como destaque nacional.

Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2019, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Patos de Minas manteve a segunda colocação entre os maiores produtores de leite do país. O município apresentou crescimento de 1,5% na produção e alcançou a marca de 195,8 milhões de litros em 2019.

Entre os 10 maiores produtores de leite do país, Patos de Minas foi o único município a apresentar aumento na produção. O município de Castro no Estado do Paraná apresentou redução de 4,5% na produção, mas manteve a liderança nacional de produtividade de leite, alcançando a marca de 280 milhões de litros.

Minas Gerais continuou sendo o maior produtor de leite do país, com  cerca de 9 bilhões de litros, o dobro do segundo colocado que é o Paraná. A região tem papel importante neste resultado. Além de Patos de Minas que é o maior produtor de leite do Estado e  segundo no ranking nacional, também estão na lista dos maiores produtores de Minas os municípios de Ibiá (2º), Unaí (3º), Patrocínio (4º) e Coromandel (9º).

O presidente da Coopatos, José Francelino, que também é um dos maiores produtores de leite do país, destacou a importância da atividade para a região. “É uma atividade que tem o poder de fixar o homem no campo com mais intensidade. É uma atividade explorada em sua maioria em regime de agricultura familiar e de pequenas propriedades,  enfim é uma importância enorme para a questão social e econômica. Apesar das dificuldades e desafios, ter a vocação para a atividade leiteira é um privilégio da região porque reduz o desemprego, aumenta a renda, aumenta qualidade de vida, realmente é algo muito importante”, concluiu.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais