Produção de fertilizantes em Serra do Salitre deve chegar a 1 milhão de ton/ano em 2024

A afirmação é de David Crispim, Diretor de Operações da EuroChem Salitre, durante participação no Congresso Brasileiro de Mineração, nessa quarta-feira (14) em Belo Horizonte.

"Em 2024, Salitre estará produzindo 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o equivalente a 15% da produção brasileira. É uma contribuição significativa que vai ajudar a diminuir a importação desse insumo”. A afirmação é de David Crispim, Diretor de Operações da EuroChem Salitre, durante participação no Congresso Brasileiro de Mineração, nessa quarta-feira (14) em Belo Horizonte.

O painel foi moderado por Arthur Liacre, Diretor Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert e debateu como o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) pode impulsionar a produção local de fertilizantes e melhorar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Para David, uma das principais iniciativas previstas no Plano é a melhoria da infraestrutura e da logística.

“Do ponto de vista da distribuição, a logística é essencial para garantir que os insumos cheguem ao produtor com preço competitivo. O PNF tem uma interlocução com o Plano Nacional de Logística, prevendo a execução de pelo menos cinco projetos de integração dos modais ferroviário, fluvial e/ou marítimo para a produção e distribuição de fertilizantes e insumos até 2030. Esses investimentos são imprescindíveis para suportar o desenvolvimento previsto para o setor”, concluiu David.

O Complexo Industrial de Serra do Salitre é um projeto integrado de fosfatos em estágio avançado em Minas Gerais. Compreende uma mina de fosfato a céu aberto com mais de 350 milhões de toneladas métricas de reservas. As obras para conclusão das plantas químicas estão em andamento. O Complexo tem capacidade de produção de 1,2 milhão ton/ano de concentrado fosfático; 950 mil ton/ano de fertilizantes granulados; 1 milhão ton/ano de ácido sulfúrico; e 250 mil ton/ano de ácido fosfórico.

A expectativa, segundo a empresa, é de que em 2024, a Mina de Serra do Salitre alcance a sua capacidade máxima de produção.

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais