Procon-MG confirma multa de mais de R$ 10 milhões à Honda por falha na troca de airbags

Segundo o MP, foram noticiadas diversas ocorrências de airbags danificados, ocasionando graves consequências em acidentes, inclusive com morte.

A Junta Recursal do Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), confirmou decisão administrativa e manteve a aplicação de multa à Honda Automóveis do Brasil LTDA., em função de infração praticada contra o consumidor. Segundo apurado, a montadora deixou de estipular prazo para substituir o insuflador de airbags que equipam seus veículos, conforme recall realizado pela empresa. A multa, em valores atualizados, foi estipulada em R$10.803.447,61, que devem ser recolhidos ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Na decisão, o Procon-MG ressalta que o recall não seria meramente preventivo, conforme defendia a montadora, uma vez que foram noticiadas diversas ocorrências de airbags danificados, ocasionando graves consequências em acidentes, inclusive com morte.

Segundo o órgão, a empresa tem a obrigação de adotar todas as medidas necessárias para que a substituição da peça defeituosa ocorra tão logo o consumidor a procure, bem diferente da demora apurada nas investigações, que, em alguns casos, chegou a sete meses de espera.

A decisão, por ter transitada em julgado, não está mais sujeita a recursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Homem é preso por reiteradamente enviar beijos, acenar e assoviar para garota de 15 anos

Veja mais

Você está sendo vítima de assédio moral? Doutor Brian explica como identificar essa prática

Veja mais

Donos de animais silvestres irregulares podem fazer entrega voluntária sem sofrer penalidades em Patos de Minas

Veja mais

Operação Linha Segura terá fiscalização rigorosa para combater uso de cerol durante as férias escolares

Veja mais

Credicopa premia projetos inovadores de estudantes da zona rural em parceria com a Polícia Militar

Veja mais

PRF encontra tabletes de maconha escondidos em porta-malas e prende motorista na BR365

Veja mais