Procon fecha loja no centro de Patos de Minas que descumpria Lei das Etiquetas

O comércio de eletrodomésticos não cumpria de forma adequada as normas de precificação.


A loja foi fechada no final da manhã desta terça-feira (05) por fiscais do Procon Estadual.
Uma loja no centro de Patos de Minas foi fechada no final da manhã desta terça-feira (05) por fiscais do Procon Estadual. O comércio de eletrodomésticos não cumpria de forma adequada as normas de precificação previstas no Código de Defesa do Consumidor, a chamada “Lei das Etiquetas”. A determinação para interdição do local partiu da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Patos de Minas.

A Decisão Administrativa Cautelar emitida pelo promotor José Carlos de Oliveira Campos Júnior foi tomada com base também em outras fiscalizações realizadas na empresa de eletrodomésticos. Segundo o Ministério Público, já foram instaurados diversos procedimentos administrativos contra a revenda varejista de produtos, para apurar a prática de infrações administrativas e violação do dever de promover os direitos dos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à informação adequada e clara sobre produtos e serviços, com especificação de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto vier a apresentar. A Lei é de 2004 e as fiscalizações do Procon Estadual em Patos de Minas vêm acontecendo desde 2008. Os comerciantes tiveram quatro anos para se adequarem, mas muitos ainda não cumprem.

No caso desta empresa de eletrodomésticos, o Ministério Público fez a primeira notificação em 2008. De lá para cá, três processos foram julgados pelo Procon Estadual em virtude da prática da mesma infração. Por causa das violações sucessivas da empresa, o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior emitiu a decisão para interditar a loja de eletrodomésticos até que as irregularidades fossem sanadas.

A determinação do Ministério Público foi cumprida pelos fiscais do Procon no final desta manhã. Nenhum responsável pela loja foi localizado para falar sobre o caso. O trabalho dos fiscais deverá se estender para outros estabelecimentos comerciais de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais