Procon fecha loja no centro de Patos de Minas que descumpria Lei das Etiquetas

O comércio de eletrodomésticos não cumpria de forma adequada as normas de precificação.


A loja foi fechada no final da manhã desta terça-feira (05) por fiscais do Procon Estadual.
Uma loja no centro de Patos de Minas foi fechada no final da manhã desta terça-feira (05) por fiscais do Procon Estadual. O comércio de eletrodomésticos não cumpria de forma adequada as normas de precificação previstas no Código de Defesa do Consumidor, a chamada “Lei das Etiquetas”. A determinação para interdição do local partiu da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Patos de Minas.

A Decisão Administrativa Cautelar emitida pelo promotor José Carlos de Oliveira Campos Júnior foi tomada com base também em outras fiscalizações realizadas na empresa de eletrodomésticos. Segundo o Ministério Público, já foram instaurados diversos procedimentos administrativos contra a revenda varejista de produtos, para apurar a prática de infrações administrativas e violação do dever de promover os direitos dos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à informação adequada e clara sobre produtos e serviços, com especificação de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto vier a apresentar. A Lei é de 2004 e as fiscalizações do Procon Estadual em Patos de Minas vêm acontecendo desde 2008. Os comerciantes tiveram quatro anos para se adequarem, mas muitos ainda não cumprem.

No caso desta empresa de eletrodomésticos, o Ministério Público fez a primeira notificação em 2008. De lá para cá, três processos foram julgados pelo Procon Estadual em virtude da prática da mesma infração. Por causa das violações sucessivas da empresa, o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior emitiu a decisão para interditar a loja de eletrodomésticos até que as irregularidades fossem sanadas.

A determinação do Ministério Público foi cumprida pelos fiscais do Procon no final desta manhã. Nenhum responsável pela loja foi localizado para falar sobre o caso. O trabalho dos fiscais deverá se estender para outros estabelecimentos comerciais de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais