Procedimentos instaurados no Procon Municipal de Patos de Minas aumentam em mais da metade
Até o fim de setembro deste ano, órgão superou o número de procedimentos instaurados em todo 2023
O Procon de Patos de Minas tem facilitado o acesso da comunidade aos seus serviços, por exemplo com a recorrente participação no projeto Prefeitura no seu Bairro e com o início do Procon Móvel. O resultado positivo vem sendo confirmado pelo crescimento nos atendimentos do órgão: até o fim de setembro deste ano, o número de procedimentos instaurados foi 12% maior em relação a todo 2023.
Considerando somente o período de janeiro a setembro, os procedimentos instaurados passaram de 1.719 em 2023 para 2.652 em 2024, ou seja, aumento de 54,27%. “Os números mostram que estamos mais perto da população e que o consumidor está mais consciente dos seus direitos, atento a questões que antes até passavam despercebidas”, avalia o coordenador do Procon local, Rafael Godinho.
Segundo ele, a maior parte das queixas recebidas pelo órgão é relativa a descontos indevidos por parte de associações e sindicatos nos proventos previdenciários pagos pelo INSS. “Nosso índice de resolução nesses casos é acima de 80%, inclusive multamos uma dessas organizações e recebemos o valor”, conta Godinho, acrescentando que esses processos são coletivos e que mais dois ainda estão em tramitação.
Pertencente à Prefeitura de Patos de Minas, o Procon Municipal atende no prédio do antigo fórum, na Av. Getúlio Vargas. O telefone de contato é 3822-9774 (12h às 17h30).
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas