Principal acusado nega desvios no CEASA em última audiência de processo criminal

Edgar negou que tenha havido desvios de dinheiro no Ceasa, mesmo tendo confessado em outros depoimentos.

O ex-secretário Francisco Mendonça apresentou novos elementos que podem lhe favorecer.

A Vara da Justiça Criminal de Patos de Minas realizou nesta segunda-feira (02) a última audiência do processo movido pelo Ministério Público contra o ex-diretor do Ceasa, Edgar Pinheiro, e o ex-secretário de agricultura, Francisco Mendonça.  A surpresa maior ficou por conta do principal acusado. Edgar negou que tenha havido desvios de dinheiro no Ceasa, mesmo tendo confessado em outros depoimentos.

De acordo com o Promotor de Justiça, Paulo César Freitas, o ex-diretor disse em juízo nesta tarde que não sabia da ocorrência de desvios e que, se tiver acontecido, ele não foi o autor. A declaração deixou surpreso o representante do MP. Edgar havia confessado na polícia e em outros depoimentos, alguns informalmente, que realmente teria praticado o delito. Ele responde por peculato e também crimes em licitações. A pena pode ir de 3 a 12 anos.

Com relação ao coréu, Francisco, ele confirmou a ocorrência dos desvios de cerca de R$240 mil do Ceasa e delatou Edgar. No entanto, ele negou que tenha tido qualquer responsabilidade no crime. O ex-secretário apresentou novos elementos que podem lhe favorecer. Segundo o Promotor, o ex-secretário informou que havia criado um sistema para promover a contabilização da arrecadação e que não cabia a ele fazer a fiscalização.

Pela repercussão do caso e o clamor público, o promotor espera que a sentença seja proferida em 30 dias. Paulo César aproveitou para informar que outro processo de natureza cível está tramitando em desfavor dos réus. Foi pedido o bloqueio dos bens dos réus, o que foi negado pela justiça e se encontra em recurso. Este processo além de buscar o ressarcimento do dinheiro desviado, pretende a condenação em multa civil e inelegibilidade.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais