Primeiras chuvas trazem alívio para incêndios em vegetação, mas bombeiros alertam sobre risco de curto-circuitos em residências

Segundos os bombeiros, durante esse período é comum caírem tempestades no final da tarde.

O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiro emitiu um orientação para a população sobre cuidados com o início do período chuvoso. Uma chuva branda caiu em Patos de Minas, na noite deste sábado (28), o que ajudou a apagar os incêndios em vegetação, que vem ocorrendo de forma frequente nos últimos dias, mas a população deve ficar atenta com as residências. Segundos os bombeiros, durante esse período é comum caírem tempestades no final da tarde.

Depois de um longo período de estiagem, quando caem as primeiras chuvas, costumam ocorrer incêndios em residências causados por curto-circuitos em virtude da má conservação do telhado ou das calhas o que permitindo que a água das chuvas atinja a fiação interna que fica debaixo do telhado podendo haver algum fio exposto.

Também ocorre o alagamento de lajes de casas e de prédios devido ao grande acúmulo de água na laje por causa de calhas entupidas causando grandes transtornos.

O Corpo de Bombeiros orienta realizar a limpeza das calhas, removendo folhas e tudo que foi acumulado no período da estiagem para garantir o escoamento correto da água, assim como realizar uma verificação geral do telhado procurando por telhas quebradas ou fora do lugar.

Aproveitar também para avaliar a fiação que fica junto à laje, por baixo do telhado, para verificar se não há fios corroídos, fios soltos ou desencapados.

Por fim, considerando o risco que este tipo de trabalho oferece por envolver altura e eletricidade, requer cuidado redobrado além habilidade, um ajudante, uma boa escada e boas ferramentas.

Caso você não tenha segurança para fazer a operação, a melhor opção é contratar um profissional a fim de evitar acidentes, que não são raros.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais