Previsão indica que fim de semana deve ser de chuva em Patos de Minas e faz alerta

Há alerta de tempestade para a região.

Quem não aguentava mais conviver com a seca, incêndios e até ameaça de escassez hídrica já pode ir comemorando. A previsão do tempo mostra que o período chuvoso em Patos de Minas parece estar começando. Nesta sexta-feira (18), os institutos preveem chuva até o início da outra semana. Há alerta de tempestade para a região.

De acordo com o Clima Tempo, nesta sexta, deve haver sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de chuva previsto é de 5,6mm. No sábado (19), o tempo deve fechar ainda pela manhã com chuva que deve se estender pela tarde, sendo que à noite há possibilidade de garoa. O volume de chuva deve ser maior de 10,5 mm. Já no domingo (20), a chuva deve ficar ainda mais volumosa. O dia deve ficar nublado com possibilidade de garoa à tarde e à noite, e chuva à noite. A precipitação prevista será de 24,9mm.

O INMET- Instituto Nacional de Meteorologia- também prevê chuva para os próximos dias e emitiu um alerta de perigo com risco de tempestade. Segundo o instituto, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


De acordo com o INMET, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Os moradores podem buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Defesa Civil de Minas Gerais alerta para fortes chuvas nas próximas 72 horas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) faz alerta à população mineira para a previsão de chuvas intensas, com possibilidade de vendaval e queda de granizo, entre esta sexta-feira (18/10) e domingo (20/10).

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), ao longo das próximas 72 horas, existe a possibilidade de tempestades com altas taxas de precipitação em grande parte do estado.

Ao longo desta sexta-feira, a previsão é de tempestades isoladas em Minas, com tempestades mais intensas na Zona da Mata. Na metade Sul do estado, são esperados acumulados significativos de chuva de 20 a 40 mm. No Oeste, esses valores devem ficar entre 40 e 60 mm.

Neste sábado, o tempo continua instável, com tempo severo no Oeste do Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce e na Zona da Mata. No Norte de Minas, a previsão é de tempestades isoladas. Na metade Sul do estado, são esperados acumulados de chuva entre 40 e 70 mm, com picos de 100 mm entre o Triângulo Mineiro, Central Mineira e Noroeste de Minas.

Já no domingo, o céu fica parcialmente nublado, com atuação de tempestades severas, associadas a granizo e vendavais, no Oeste do estado. Entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce, o tempo fica nublado e chuvoso. A previsão é de acumulados de chuva entre 40 e 80 mm no Centro/Noroeste de Minas.

A Defesa Civil permanece monitorando todo o estado 24 horas e conta com equipes de sobreaviso em todas as regiões para pronto emprego em caso de necessidade. “Junto aos demais órgãos, entidades e parceiros que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil, seguimos trabalhando para fazer de Minas um estado cada vez mais resiliente. É importante que todo mineiro tenha conhecimento da possibilidade de fortes chuvas e planeje seus deslocamentos para evitar exposição ao risco, por isso é válido estar cadastrado no 40199”, destaca o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, major BM Wenderson Duarte Marcelino.

O serviço de alertas via SMS é gratuito e não precisa de acesso à internet. Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.

Últimas Notícias

Dono de bar de 24 anos é morto com tiros na mão, cabeça e pescoço em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas tem mais de 20 casos de sífilis e Prefeitura alerta sobre casos graves da doença

Veja mais

Moradora de apartamento é acordada de madrugada com geladeira pegando fogo em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar apreende arma carregada após casal de adolescentes brigarem em Patos de Minas

Veja mais

Reajuste sem atraso! EPR Triângulo anuncia aumento nos preços dos pedágios

Veja mais

Homem é preso por comprar 25 sacos de café furtado em Carmo do Paranaíba

Veja mais