Presídio Sebastião Satiro deixa de ter regime semiaberto e detentos passam a dormir em casa

A medida, segundo o STF, é para evitar que o condenado cumpra pena em regime mais gravoso do que o determinado na sentença.

Presídio Sebatião Satiro ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Os detentos do Presídio Sebastião Satiro que receberam o benefício do cumprimento da pena em regime semiaberto não precisarão mais passar as noites na unidade prisional. O juiz da Vara de Execuções Penais decidiu seguir entendimento do STF e determinou que os detentos cumpram o restante da pena rem regime domiciliar.

A Súmula Vinculante 56 do Supremo Tribunal Federal – STF proíbe que os detentos cumpram pena em alojamento conjunto de presos dos regimes semiaberto e aberto com presos do regime fechado. De acordo com STF, os detentos com benefício do sistema semiaberto devem cumprir pena em locais adequados, como colônia agrícola ou industrial. A medida, segundo o STF, é para evitar que o condenado cumpra pena em regime mais gravoso do que o determinado na sentença.

Como o espaço utilizado pelos detentos em Patos de Minas não cumprem as determinações do STF, o juiz da Vara de Execuções Penais decidiu acabar com o regime semiaberto que existia no Presídio Sebastião Satiro. Os cerca de 30 detentos que eram obrigados a chegar todos os dias às 19h para pernoitarem no estabelecimento prisional vão passar a dormir em casa.

Isso não significa, no entanto, que eles estão livres de cumprir o restante da pena. As policias Civil e Militar ficarão responsáveis por fiscalizar a permanência dos detentos em casa durante a noite. Aqueles que descumprirem a medida perderão o benefício e retornarão para o regime fechado. Esse tipo de fiscalização já vem sendo realizado com a “Operação Colheita”.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais