Presidida por Ludmilla Falcão, Frente Parlamentar do Empreendedorismo é lançada em Minas

A deputada estadual por Patos de Minas, Ludimilla Falcão (PODE), assume a presidência do grupo, que contará com o apoio de entidades e lideranças empresariais de todo o estado.

Foi lançada na noite dessa terça-feira (08) na sede do Sebrae-Minas em Belo Horizonte, a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. A deputada estadual por Patos de Minas, Ludimilla Falcão (PODE), assume a presidência do grupo, que contará com o apoio de entidades e lideranças empresariais de todo o estado. A frente foi criada com o objetivo de formular políticas públicas e leis que contribuam para desburocratizar e desonerar os pequenos negócios.

A frente já conta com a adesão de 42 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tem o apoio do Sebrae Minas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG). Além de Lud Falcão, estiveram presentes no evento os deputados Antônio Carlos Arantes (PL), Leonídio Bouças (PSDB), Duarte Bechir (PSD) e Delegado Christiano Xavier (PSD).

O presidente do Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, lembrou que as ações propostas pela nova frente serão importantes para o surgimento de novos empreendimentos. “Mais de 99% da força econômica no Brasil é representada pelos pequenos negócios. Em Minas, temos mais de 2,3 milhões de empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e artesãos. Cada um deles é uma centelha de criatividade, dedicação e inovação e representa boa parte da geração de empregos. No entanto, sabemos que o caminho do sucesso é árduo e repleto de desafios. A complexidade da legislação e as barreiras burocráticas sufocam a chama empreendedora. Por isso, é necessário um olhar especial dos parlamentares, em uma agenda conjunta, para alavancar o desenvolvimento desses negócios”, ressaltou.

Lud Falcão falou sobre a importância de estar à frente desse projeto que pode ajudar no desenvolvimento de Minas Gerais. “Quando falamos nos setores de comércio e serviços, lembramos que são responsáveis pela maioria das empresas do país, que geram renda e empregos. Hoje, em cada 10 pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos, três são empreendedoras. Minas Gerais também é referência no número de pequenos negócios e sabemos da importância dessa união para ajudar a todos que querem empreender. Presidir a frente parlamentar é uma das ações mais significativas do meu mandato e não tenham dúvidas de que os parlamentares envolvidos estarão mobilizados para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a mortalidade das pequenas empresas”, destacou.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da ALMG, também comemorou o lançamento da frente em benefício dos pequenos negócios. “A união de parlamentares fará a diferença em favor do segmento. É fundamental que tenhamos ações para defender o interesse dos setores produtivos. Temos na ALMG vários projetos em tramitação que podem ajudar na transformação dessas empresas e essa frente é uma ferramenta importante para buscar mudanças e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Bruno Falci, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e vice-presidente da FCDL-Minas, disse que a iniciativa será estratégica para favorecer os empreendimentos mineiros. “Todos nós que fazemos parte do setor produtivo mineiro temos muito a comemorar com o lançamento da frente. O projeto representa um grande avanço na defesa dos interesses das micro e pequenas empresas mineiras, que foram responsáveis por mais de 90% dos empregos no estado. A FCDL Minas está comprometida em ajudar no trabalho deste grupo, que certamente vai propor ações benéficas para os pequenos negócios”, disse.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, destacou que os empreendimentos precisam de apoio e valorização. “O governo de Minas está comprometido com ações para promover a liberdade econômica e a desburocratização dos pequenos negócios. Mas sabemos que ainda é um desafio alinhar ações nas diferentes regiões do estado. O empreendedor precisa ter voz na assembleia e ser beneficiado por leis e decretos que simplifiquem a abertura de empresas. Que essas iniciativas possam significar mais desenvolvimento e tragam oportunidades para os empreendedores”, enalteceu.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais