Presépios decoram igrejas em Patos de Minas e resgatam o verdadeiro sentido do Natal

Em algumas delas, as peças chamam a atenção.

O presépio é a representação do momento do nascimento de Jesus Cristo.

A tradição da montagem dos presépios na decoração de Natal é mantida à risca em algumas igrejas de Patos de Minas. Em algumas delas, as peças chamam a atenção. Na Igreja do Rosário, o presépio tem peças em tamanho real. Na Catedral de Santo, o tom de dourado deu um toque especial na decoração.

O presépio é a representação do momento do nascimento de Jesus Cristo. A manjedoura, os personagens bíblicos resgatam o verdadeiro sentido do Natal, que é a comemoração do aniversário de Jesus. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis em 1223. A idéia dele era explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. No Brasil, a tradição de montar presépios na decoração de Natal é mantida nos quatro cantos do país. Em Patos de Minas, as igrejas católicas reservam espaço para a montagem das peças.

Na Igreja do Rosário, o presépio em tamanho real chama atenção. As peças foram doadas pela comerciante Sandra Albuquerque. Ela disse que comprou as peças de cerâmica de um artesão da cidade de Tracunhaém em Pernambuco. Mais tarde, decidiu doar as peças para a Igreja do Rosário para que os católicos pudessem aproveitar.

Na Catedral de Santo Antônio, a beleza dos presépio também chama a atenção. As peças ganharam um tom dourado. O menino Jesus ainda não está na manjedoura. Ele será incluído no presépio nas celebrações de natal, no dia 24 de Dezembro.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

No Dia da Luta Antimanicomial, Prefeitura de Patos de Minas destaca avanços na saúde mental

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas anuncia novo procurador-geral que assume cargo nesta semana

Veja mais

Quem não conseguiu pagar o IPVA 2026 poderá parcelar o valor do imposto em até 12 vezes

Veja mais

Homem fica ferido após cair na Cachoeira da Taboca e mobiliza socorro em local de difícil acesso

Veja mais

Furto de celular agora pode render até 10 anos de prisão; veja as principais mudanças na lei

Veja mais

Adolescente de apenas 17 anos é flagrado com grande quantidade de drogas e anotações de tráfico

Veja mais