Prefeituras da região faturam prêmio de boas práticas de gestão da AMM na área da saúde

Patos de Minas ficou classificado na área da saúde.

A Associação Mineira de Municípios – AMM – realizou esta semana o 38º Congresso Mineiro de Municípios. Durante o encontro, que aconteceu no Expominas em Belo Horizonte, a entidade entregou a premiação da 11ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Patos de Minas ficou classificado na área da saúde.

O 11° Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal foi dividido em cinco eixos: desenvolvimento econômico; educação; governança; meio ambiente; saúde. O Prêmio tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

No eixo saúde, três municípios da AMAPAR ficaram entre os finalistas. A cidade de Coromandel conquistou o primeiro lugar, concorrendo com mais de 300 projetos dos 853 municípios mineiros. O prefeito Fernando Breno recebeu o troféu com o “Setor psicossocial da saúde: população com voz e vez”, que visa aproximar o cidadão da gestão pública e propiciar um melhor acolhimento por meio de uma saúde humanizada. O município propõe um protocolo de atendimento com formulários de pesquisa, retornos aos pacientes, esse setor também faz o elo entre os pacientes e seus familiares nos momentos difíceis.

Já o município de Patos de Minas ficou entre os finalistas da premiação com o projeto “Pré-natal psicológico: promoção da saúde mental das gestantes patenses”, um dos selecionados no Eixo Saúde. Hoje o município tem 623 gestantes sendo acompanhadas nos postos de saúde. Dessas, mais de 200 já passaram pelo Pré-Natal Psicológico em encontros promovidos pelas psicólogas do NASF, realizados mensalmente pelas nossas 40 equipes de saúde desde setembro de 2022. Essas gestantes são acolhidas e quando são evidenciados sintomas de ansiedade e depressão, é realizado atendimento individual psicológico. Trata-se também de uma ação de promoção e prevenção que acontece através da rede de apoio com a finalidade de prevenir a depressão pós-parto e outros problemas.

O prefeito Luís Eduardo Falcão e a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta receberam comemoraram o recebimento do prêmio, que é um reconhecimento aos vários esforços realizados na área da saúde do município. “Quando alguém busca o pronto atendimento em um hospital ou na UPA é porque já existe um problema. Portanto nosso objetivo é a promoção da saúde, é prevenção, temos que atuar com muita força nisso”, destaca.

A cidade de Patrocínio, também ficou entre os três primeiros colocados, com o projeto “A Integração entre Atenção Primária em Saúde e Upa”, que visa melhorar o fluxo de atendimento da rede de saúde pública do município, e consequentemente, trazendo mais eficiência aos serviços prestados à população. A equipe dirigida pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, recebeu o reconhecimento da AMM, acompanhado do prefeito Deiró Marra.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais