Prefeitura reinicia atividades nos Centros de Educação Infantil e abre cadastro para novas turmas

O reinício das atividades foi marcado por muito entusiasmo.

Após cerca de 1 ano e meio, a Prefeitura de Patos de Minas retomou as atividades nos Centros Municipais de Educação Infantil nessa quarta-feira (08). Crianças acima de 2 anos estão liberadas para frequentar as aulas, que estavam interrompidas desde o início da pandemia. O reinício das atividades foi marcado por muito entusiasmo.

Os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs – foram cuidadosamente preparados para garantir a segurança das crianças e dos profissionais que ali atuam. Essa é a penúltima etapa do retorno às aulas no município de Patos de Minas. As escolas municipais já haviam retomado as atividades no mês passado.

Cadastramento de novas turmas

E a Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará o cadastramento escolar de crianças que vão começar a estudar nos centros municipais de educação infantil e nas escolas municipais. O prazo para o cadastramento é de 13 de setembro a 15 de outubro. Para fazer o cadastro, basta que o responsável preencha o formulário virtual disponível no endereço eletrônico cadastramento.patosdeminas.mg.gov.br.

A realização do cadastro é importante pois, por meio dele, é possível conhecer a demanda por vagas e dimensionar a procura por matrículas frente à capacidade de oferta da rede municipal de ensino. Deverão ser cadastradas apenas crianças da educação infantil: creche (de 0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos).

Nas creches, deverá ser feito o cadastramento de bebês nascidos de abril a agosto de 2021, que pleiteiam vaga no berçário, e crianças de 1 (um) a 3 (três) anos completos até 31 de março de 2022, que pleiteiam vagas do Maternal I ao III.

No caso das escolas municipais, são quatro as situações em que o cadastramento é necessário:

-crianças com quatro anos completos ou a completar até 31 de março de 2022;

-crianças com quatro e cinco anos completos ou a completar até 30 de junho de 2022, que estavam matriculadas em escolas particulares até 10 de outubro de 2018 e mantiveram a continuidade de estudos nos anos de 2019 a 2021;

-crianças com cinco anos completos ou a completar até 31 de março de 2022 e não se encontram matriculadas no 1º período da educação infantil;

-crianças com cinco anos completos ou a completar até 31 de março de 2022, que estão matriculadas em escolas particulares e pleiteiam vaga na rede municipal de ensino.

É importante ressaltar que o cadastro não garante vaga, ou seja, a vinculação da criança a um CMEI ou uma escola municipal dá-se apenas por meio de matrícula, a qual está condicionada à disponibilidade de vagas. O preenchimento dessas vagas é feito de acordo com as normas da lei municipal 7.807/2019, que determina os critérios de prioridade para ingresso de crianças nos centros de educação infantil do município.

Últimas Notícias

Entregador acaba preso na BR 352 após policiais flagrarem frequentador de festa recebendo cocaína

Veja mais

Jovem é esfaqueado no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa prepara ações imperdíveis para a Fenamilho 2024

Veja mais

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais