Prefeitura recebe autorização para funcionar UPA Porte III só em março de 2014

A Administração Municipal afirma, no entanto, que o início do funcionamento deve ocorrer um pouco antes.


A UPA Porte III foi inaugurada no ano passado, mas até o momento não entrou em funcionamento.

Os patenses que aguardam ansiosamente pelo início do funcionamento da UPA Porte III, no bairro Jardim Peluzzo, vão ter que esperar mais. A assessoria de imprensa da Prefeitura encaminhou uma nota à imprensa nesta terça-feira (23), informando que o Ministério da Saúde entendeu as justificativas da Secretaria Municipal de Saúde e autorizou o adiamento da abertura da Unidade de Pronto Atendimento para o final de março de 2014. A Administração Municipal afirma, no entanto, que o início do funcionamento deve ocorrer um pouco antes.

O Ministério da Saúde havia cobrado explicações da Prefeitura Municipal de Patos de Minas para a demora na abertura da UPA Porte III, a única das unidades construídas em Minas Gerais que ainda não começou a funcionar. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou um relatório apontando irregularidades no prédio, bem como a necessidade de aquisição de inúmeros equipamentos para o funcionamento e criação de mais 18 cargos.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o Ministério da Saúde aceitou a justificativa e prorrogou o prazo para o início do funcionamento para 31 de março de 2014. Segundo a nota, o secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, informou que esse prazo não será necessário e que a UPA Porte III deverá começar a funcionar ainda este ano.

Confira a íntegra da Nota

" Nota de esclarecimento à Imprensa sobre a UPA Porte III.

Patos de Minas, 23 de julho de 2013.

A Prefeitura de Patos de Minas esclarece que o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para funcionamento da UPA III para março de 2014. O Município, no entanto, informa que a unidade funcionará antes do final deste ano.

O Secretário Municipal de Saúde, Dirceu Pacheco, recebeu, no dia 7 de junho, um ofício do Ministério da Saúde notificando-o para que se manifestasse, bem como apresentasse justificativa acerca do não funcionamento da UPA III (Unidade de Pronto Atendimento), no prazo legal.

Em resposta ao ofício do Ministério da Saúde, o Secretário de Saúde de Patos de Minas, Dirceu Pacheco, enviou no dia 23 de junho um relatório com todas as irregularidades existentes naquele prédio, bem como a necessidade de aquisição de inúmeros equipamentos para o funcionamento, criação de mais 18 cargos e a minuta do processo seletivo para a contratação do pessoal necessário ao funcionamento da UPA III, exceto aqueles já concursados.

No último dia 19 de julho, o Secretário Municipal de Saúde recebeu do Ministério da Saúde o Parecer Técnico nº 0707, de 12/7/2013 da consultora técnica Carinna Alves Ferreira, com a concordância do coordenador-geral de Urgência e Emergência, do mesmo Ministério, o senhor Paulo de Tarso Monteiro Habraão, com a seguinte conclusão: “Essa coordenação de Urgência e Emergência informa que foi aceita a justificativa apresentada e acrescenta que, com a publicação da Portaria GM/MS nº1277, de 26 de junho de 2013, o prazo final para o início de funcionamento foi prorrogado para até 31 de março de 2014.”

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, esse prazo não será necessário, uma vez que o Município inaugurará a UPA porte III antes do final do ano. A licitação para a conclusão da obra (construção de muros e ajardinamento), que foi inaugurada inacabada pela gestão anterior, será realizada nesta quarta-feira (24/7), sendo que vários equipamentos para o funcionamento da unidade já foram entregues à gerência da UPA. “O processo de licitação para a construção do balcão da recepção também está em andamento, e o Edital para sua execução deverá ser publicado nos próximos dias”, ressaltou Dr. Dirceu Pacheco.

Já o Edital para a realização do processo seletivo para a contratação de todos os funcionários necessários para o funcionamento deverá ser publicado até o início do mês de agosto, dependendo apenas da aprovação de Projeto de Lei Complementar que será encaminhado à Câmara Municipal, visando à criação dos cargos públicos que faltam para completar o quadro a ser utilizado na UPA Porte III."

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais