Prefeitura realiza semana de prevenção do câncer bucal e de conscientização sobre uso de ‘vape’ em Patos de Minas
A semana segue até o sábado, dia 29 de novembro.
A Prefeitura de Patos de Minas iniciou, nesta segunda-feira (24), a “Semana de Prevenção do Câncer Bucal e de Conscientização Sobre o Uso dos Dispositivos de Fumar”. O evento tem como foco principal a conscientização sobre uso de cigarros eletrônicos, popularmente chamados de ‘vapes’, que, mesmo proibidos, estão presentes na sociedade. A semana segue até o sábado, dia 29 de novembro.
Segundo Thays Cristiny Simão, supervisora de saúde bucal, está já é a 20ª edição da semana. Neste ano, o foco principal é principalmente com relação a conscientização de jovens e adolescentes sobre o uso dos chamados Dispositivos Eletrônicos de Fumar, que tem formatos parecidos com cigarros, pen-drives e canetas.
Mesmo proibidos em todo o território nacional pela ANVISA, os dispositivos são, na maioria das vezes, a porta de entrada para o tabagismo de jovens e adolescentes, de acordo com Thays. Ela ressaltou que muitos utilizam os utilizam os dispositivos acreditando que não fazem mal, mas que, segundo ela, são mais maléficos que o cigarro comum.
Buscando mudar este cenário, a programação da semana inclui visitas as escolas estaduais dos municípios. O evento também contará com o “Dia D” com ações no sábado (29), das 9h às 16h em todas as unidades de saúde e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Unidade Odontológica Móvel, que estará no Galpão do Produtor Rural no mesmo horário.
Principais sintomas do câncer bucal
O estomatologista, Clenivaldo Alves Caixeta, explicou que a população deve ficar atenta a alguns sinais, como: feridas que não cicatrizam, nódulos, caroços, bolhas, próteses ou dentaduras que causam ferimentos crônicos, além de machas e feridas nos lábios. Pacientes que já passaram por tratamento de alguns desses sintomas, e não melhoraram, devem procurar atendimento.
Clenivaldo alertou que o tabagismo é uma preocupação constante, devido ele ser o principal causador do câncer bucal. Ele destacou que homens de 45 anos ou mais, com histórico de uso tabagismo, são mais propensos a contraírem o câncer bucal, mas todos os grupos podem ser vítimas da doença.
Onde procurar atendimento em Patos de Minas?
Quem estiver com alguns dos sintomas relatados acima deve procurar a unidade de saúde de referência. Lá, o paciente passara pela triagem e, em seguida, poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Patos de Minas, localizado na Avenida Marabá, ao lado da Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com Fabrício Marques, encarregado do CEO, no local são realizados tratamentos de estomatologista, periodontia, tratamento de prótese dentaria, odontopediatria e odontologia para pacientes especiais. O CEO realiza atendimento 100% SUS, por meio do Programa Brasil Sorridente.