Prefeitura orienta visitantes a não alimentarem os animais dos parques públicos da cidade

Esse gesto, além de causar danos a saúde dos bichinhos, suja os ambientes e polui os espelhos d'água.

Patenses e visitantes têm aproveitado os horários de folga para curtir os parques instalados em Patos de Minas, principalmente o Mocambo e a Lagoa Grande. O acesso a esses locais é totalmente gratuito, mas a Prefeitura emitiu um comunicado com boas práticas de visitação. O primeiro deles é não alimentar os animais.

“Parece legal e inofensivo, mas não é! Oferecer pipoca, pão, salgadinho e restos de comida para animais silvestres ou domésticos que vivem em espaços públicos é prejudicial a eles. Esse gesto, além de causar danos a saúde dos bichinhos, suja os ambientes e polui os espelhos d'água”, diz o comunicado.

Alimentar esses animais, incluindo também patos, cisnes, gansos e micos, não é bom para eles, como pensamos. Isso porque, segundo a Prefeitura, o natural é que as espécies mantenham o instinto de buscar a própria comida, de forma equilibrada, na natureza. Ao alimentá-los, as pessoas vão retirando deles esse instinto e os expondo a problemas de saúde.

“Há ainda outra questão: se passam a buscar comida junto ao humano e não são atendidos, os bichos começam a "invadir" o espaço dos homens, podendo inclusive ser agressivos e causar acidentes (bicadas, mordeduras, arranhões...), além de que os próprios animais podem ficar machucados”, explica o comunicado.

Outro risco muito maior, segundo a Prefeitura, é que os animais silvestres ou domesticados que vivem nessas condições não são vacinados e podem ter consigo micróbios prejudiciais ao ser humano. Daí, no contato com eles, o homem pode pegar doenças (assim como transmitir doenças aos bichos).

“Por isso, a Prefeitura de Patos de Minas pede aos frequentadores da Lagoa Grande e do Mocambo que não alimentem os animais que vivem nesses locais e não toque neles. É muito importante que esse hábito vá sendo deixado de lado para o bem estar de todos”, conclui a Prefeitura, fazendo o apelo também para que as pessoas cuidem do lixo, jogando sempre os restos nas lixeiras existentes no parque.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais