Prefeitura orienta moradores a apresentarem Cartão de Saúde em atendimentos nas unidades

O cartão é um documento indispensável para os atendimentos na Rede Municipal, uma vez que armazena todos os dados do paciente

O Cartão Nacional de Saúde pode ser feito na Secretaria de Saúde ou nas UBSs.

Apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) na hora de um atendimento nas unidades municipais de saúde é uma forma de garantir que os dados sejam registrados nos sistemas de informação. É o que alerta o Encarregado Administrativo de Atenção Básica à Saúde, Edmar Rosa de Magalhães.

Segundo ele, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde têm encontrado entraves quanto à apresentação do CNS. “Ultimamente encontramos muitas dificuldades, pois a população não tem levado o Cartão Nacional de Saúde consigo na hora do atendimento nas nossas unidades de saúde. Ele é indispensável para que seja feita a realização dos registros dos atendimentos aos usuários nos sistemas de informação. O cartão é um documento e as pessoas precisam tratá-lo como tal”, ressalta Edmar.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um documento de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que contém informações dos pacientes da rede pública de saúde, possibilitando a criação do histórico de atendimento de cada cidadão por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

Qualquer pessoa que necessita de atendimento pelo SUS tem que apresentar o Cartão Nacional de Saúde. O cartão armazena os dados individuais sobre os usuários como as datas e locais onde foram atendidos, quais serviços foram prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

O objetivo do cartão é organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários já que é através dele que é gerado o número nacional de identificação, que facilita o acesso à rede de atendimento. Com isso, o cartão facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde, sendo possível acompanhar os procedimentos feitos em qualquer unidade de saúde do país.

O cartão é muito fácil e rápido de ser solicitado, além de ser gratuito. O cadastro pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da residência do usuário do SUS. Para a emissão do CNS, é preciso apresentar documento de identidade (RG), CPF, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais